Em mais um merecido tributo à saudosa cantora e compositora Beth Carvalho, a TV Brasil viaja no tempo para homenagear a madrinha do samba em uma edição especial do Recordar é TV na madrugada desta quarta (8) para quinta (9), às 2h.
A produção da emissora pública resgata do acervo preservado da antiga TVE/RJ e da própria TV Brasil a participação da saudosa artista nos programas "Em algum lugar do passado (1985)", "MPB Especial" (1988), "De Lá Pra Cá" (2012) e "Sem Censura" (2013).
O repertório brinda o público com performances primorosas da diva em sucessos como a música "Coisinha do pai". O conteúdo exclusivo já está disponível na página do programa no site da TV Brasil em http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv/.
Ao reunir vários momentos marcantes na carreira da sambista, o especial traz Beth Carvalho lembrando o início de sua trajetória. Ela conta como conheceu o bloco Cacique de Ramos e fala sobre a criação do grupo Fundo de Quintal.
A cantora e compositora também comenta sua relação com Cartola. Ela gravou obras dele em 1975. Beth também destaca a idolatria que tinha por Clementina de Jesus. A homenageada revela a importância da sambista para sua carreira.
Com mais de cinquenta anos de carreira, Beth Carvalho gravou verdadeiros sucessos como "Andança", "Vou festejar" e "Coisinha do pai". A diva também lançou profissionalmente artistas do porte de Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, daí o apelido carinhoso de "madrinha do samba".
Beth estabeleceu uma história sólida na música popular brasileira com reconhecimento no país e no exterior. A sambista conquistou prêmios internacionais com destaque para o Grammy Latino pelo conjunto da obra em 2009 e pelo disco "Nosso Samba Tá na Rua" em 2012.
Identificada com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, a sambista não escondia essa sua paixão pela Verde-e-Rosa além do amor pelo seu time de futebol do coração, o Botafogo.
Internada desde o dia 8 de janeiro, no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, Beth Carvalho faleceu por causa de uma infecção generalizada no final da tarde do dia 30 de abril. A artista faria 73 anos no último domingo, dia 5 de maio.
Sobre a produção e as novas edições
O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.
Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.
O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.
Para as próximas semanas estão previstas edições sobre personalidades como o poeta João Cabral de Melo Neto e os músicos Zé Keti, Moraes Moreira e Guilherme Arantes.
Serviço:
Recordar é TV – quarta, dia 8/5, para quinta-feira, 9/5, às 2h, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário