Daniela Mercury / Foto reprodução |
Grandes nomes da música brasileira estiveram em Salvador no último fim de semana para a gravação do disco Obatalá – Uma homenagem a Mãe Carmem. A ialorixá, que completou 90 anos em dezembro, é a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, a sacerdotisa eternizada nos versos da música de Dorival Caymmi.
Daniela Mercury, Gilberto Gil, Alcione, Jorge Ben Jor, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Gal Costa, Margareth Menezes, Mateus Aleluia e Zeca Pagodinho foram alguns dos nomes que passaram pelo estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal. Só por reunir esse tanto de artistas em um único momento, o disco já ganha caráter histórico antes mesmo de ser lançado.
Gilberto Gil e Jorge Ben Jor voltam a se encontrar em estúdio depois de 44 anos, quando lançaram o álbum Gil Jorge – Ogum Xangô (1975). Eles gravaram um dueto em que saúdam Oxalá, neste disco que registra cânticos africanos, no idioma iorubá, com os toques de alabês, músicos atuantes nos rituais dos Candomblé.
Alcione comemorou o convite nas redes sociais. "Hoje tive uma tarde gloriosa e abençoada por Deus e todos os orixás! Tive a imensa alegria de gravar uma música para Oxóssi no CD Obatalá, em homenagem à Mãe Carmen e ainda fui visitá-la no Gantois! Fui recebida com muito amor, assim como um dia estive com Mãe Menininha!", escreveu a cantora.
Já Zeca Pagodinho cantará em bom português um samba inédito composto em homenagem a Mãe Carmen por Nelson Rufino, nome também confirmado no elenco de intérpretes do álbum Obatalá.
Projeto fonográfico arquitetado por Flora Gil, Obatalá é produzido sob direção musical de Alê Siqueira com Iuri Passos.
Fonte; Jornal Correio
(Foto: André Sant'Ana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário