No dia 23 de fevereiro (sábado), o projeto Caetanear irá promover o ‘Usina Veloso - Território de Encontros’, com cerca de 40 apresentações dos participantes das oficinas desenvolvidas no projeto, durante 12 horas ininterruptas de ações artísticas que terão como matriz a obra poética de Caetano Veloso.
De sol a sol, entre às 18h do dia 23 até às 6h do dia 24, o público acompanhará gratuitamente na Casa Chariot, no Comércio, uma profusão de linguagens que reunirá mais de cem artistas em uma ocupação de vários espaços e criação de ambiências em diferentes salas, com uma ampla programação.
O ‘Usina Veloso’ irá receber o coral CaetaUFBA e apresentações resultantes das oficinas de teatro, audiovisual, dança e música do projeto Caetanear. Serão realizados também o Sarau Sina, com textos de diversos autores musicados por Caetano (Pessoa, Rosa, Campos, Donne etc.) e vários cantores brindando com participações especiais, além do show de Sandra Simões (Cantando Veloso), DJs, performances, karaokê, mostra de filmes e vídeos, apresentações de drag queens.
O projeto ainda oferece diversos ambientes empalhados pela Casa Charriot para o público conferir e interagir com o universo de Caetano Veloso, como o espaço CaetaNinho, voltado para as crianças.
Sobre a Casa Charriot
A Casa Charriot é um coletivo de amigos artistas que ocupam criativamente a residência nº 5, da Rua Conselheiro Lafaiete, no bairro do Comércio, em Salvador. É uma ocupação privada aberta ao público. Além de festas, o espaço oferece residências artísticas, oficinas, cursos, atividades de formação, terapias de cura, dança, cineclube, loja colaborativa, bar, espetáculos e outros movimentos culturais. É um espaço aberto para o diálogo com novos artistas, colaboradores e projetos.
Sobre o projeto
Caetanear é um projeto de multi linguagens que envolve pesquisa, criação e experimentação de diversas formas expressivas cênico-cinematográficas, a partir do legado de Caetano Veloso nos seus mais de 50 anos de atividade artística. Toda a obra e história de vida de um dos mais importantes poetas, filósofos, músicos e escritores brasileiros tem servido de inspiração para mais de cem artistas envolvidos em Caetanear. Dentre as ações artísticas do projeto, que começou em janeiro, ainda serão realizadas palestra, mostra de filmes, performances, festa, ensaios abertos e apresentação do espetáculo Velosidade Máxima 4.
O projeto é desenvolvido pela sinergia e união do Território Sirius Teatro, União Instável, Vôo Audiovisual, Digital Film e Multi Planejamento Cultural. Caetanear foi contemplado no Edital Gregórios, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador e no programa Iberescena 2019 – Apoio à Coprodução de Espetáculos Iberoamericanos de Artes Cênicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário