segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Público enche Praça do Arsenal e prestigia palco Frei Caneca

A estreia da prévia da Frei Caneca FM não poderia ter sido melhor. Um público colorido, alegre e disposto lotou a Praça do Arsenal, neste domingo (24), para prestigiar shows do trio Alessandra Leão, Isaar e Karina Buhr, Dona Onete e o projeto Batucada ao Vivo.

Antes o Bloco Pen Drive da Madrugada, inspirado em programa de mesmo nome, promoveu cortejo de estandartes iniciado à tarde na Praça da Independência (também conhecida como Praça do Diário), no centro da cidade, e encerrado em frente ao palco da Frei Caneca. Ao principal convidado do desfile, o Clube Carnavalesco Mistro Elefante de Olinda, juntaram-se os blocos do Nada, Grêmio Anárquico Feminístico Essa Fada, Eu me vingo de tu no Carnaval, Bloco Sobrecú, Me Segura se não eu Caio e Bloco da Ursene. A parte musical foi garantida pela Orquestra do Maestro Lessa.
Às 18h em ponto, conforme previamente divulgado, os locutores da FC anunciaram a entrada do trio Alessandra Leão, Isaar e Karina Buhr. As três tocaram músicas de suas carreiras solo e outras da antiga banda da qual participaram, a Comadre Fulorzinha. A plateia vibrou do começo ao fim com o show das moças.
Promover o respeito à diversidade é uma das inúmeras diretrizes da rádio pública municipal. Sendo assim, a Frei Caneca FM aproveita o Carnaval para falar sobre a vivência e as dificuldades enfrentadas pela parcela da população que se identifica como transsexual, transgênero ou travesti. Aurora Jamelo, que é uma das idealizadoras e responsáveis pela campanha, subiu ao palco para falar sobre o tema e obteve apoio do público presente, que aplaudiu a fala dela.
Acompanhada por uma banda azeitada e experiente, a paraense Dona Onete fez muita gente dançar agarradinho com seu carimbó repleto de sensualidade e referências à rica cultura do seu estado de origem. A “gata selvagem”, apelido dado à cantora pelo cineasta pernambucano Lírio Ferreira, deixou o palco sob aplausos e gritos entusiasmados. Agora ela e seus músicos seguem para uma série de shows na Austrália e Nova Zelândia.
O projeto Batucada ao Vivo encerrou a noite, reunindo, pela primeira vez, músicos e compositores que integram a cena do samba autoral pernambucano. Seis das principais rodas de samba de resistência da cidade foram representadas no Palco Frei Caneca, além dos grupos Terra e Cadência. A cantora e apresentadora Ana Paula Guedes, mentora do projeto No Meu Morro dá Samba (Morro da Conceição), e também integrante do grupo Voz Nagão, conduziu o grande encontro do samba feito no estado. 
ASCOM Prefeitura do Recife





Nenhum comentário:

Postar um comentário