quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Conheça os benefícios da Natação para os cães



A Natação é um dos esportes mais completos que existe, pois estimula quase todos os músculos do corpo. Ela sempre foi indicada para adultos e principalmente para crianças. Mas agora, a atividade passou a ser recomendada também para os cães. Entre os principais benefícios estão relaxamento; ganho de musculatura; aumento da resistência; perda de peso para obesos; melhora de alergias de pele e auxílio no tratamento de problemas articulares, como displasia e luxação patelar.

De acordo com Natália Gouvêa, veterinária da Soft Dogs e Cats, clínica localizada em Moema e que disponibiliza as aulas, além de todas essas vantagens, a Natação ainda proporciona momentos de alegria e distração. “Os cães simplesmente adoram a prática. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, entre eles, uma triagem e avaliação médica antes do início dos exercícios. Em alguns casos, são necessários a realização de exames cardiológicos”, enfatiza a veterinária.
Porém, uma vez liberados para as aulas, os cães passam por um período de adaptação. “O tempo de duração das aulas é gradativo. No início, o ideal é começar com 10 a 15 minutos e chegar até os 40 minutos, com alguns intervalos para descanso”, explica.
Normalmente, as aulas são realizadas uma ou duas vezes por semana; de forma individual, podendo ser realizada em dupla, quando os animais são da mesma família; com a presença de um monitor, para estimular os cães, corrigir movimentos e auxiliar o nado e uso de colete, que pode ser retirado mediante evolução do cão.
“Também é importante avaliar as condições do local onde são realizadas as aulas. A temperatura ideal da água deve estar em torno de 29 a 32 graus e seu tratamento feito com ozônio; acompanhamento constante de monitores e principalmente avaliação sobre o desempenho do animal”, ressalta Natália, da Soft Dogs e Cats.
Ainda segundo a veterinária, cães cardiopatas, com displasia do coxo femoral e outras patologias devem passar pela avaliação de um especialista para autorizar a prática da atividade.
Sobre a Soft Dogs e Cats
A Clínica Soft Dogs e Cats está localizada no bairro de Moema há 23 anos e é administrada por José Francisco Costa Neto, veterinário e especialista em homeopatia e Natália Gouvêa, veterinária e especialista em fisioterapia e nutrição animal. A clínica conta com diversos serviços, como banho e tosa, pet shop, centro veterinário, day care, fisioterapia e reabilitação, hotel, natação, exames laboratoriais e de imagem. Entre as especialidades, a clínica possui dermatologia, oftalmologia, fisioterapia, nutrição e acupuntura e ainda oferece um amplo espaço para atividades, como recreação, aula de natação e hotel para cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário