quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Irmãos Macedo comemoram 45 anos de sua trajetória na música brasileira

Em 21 de fevereiro de 1974 os irmãos Betinho Macêdo (Baixo), Armandinho Macêdo (Guitarra Baiana), Aroldo Macêdo (Guitarra Baiana) e André Macêdo (Vocal) subiam oficialmente em um trio elétrico com destino a colina sagrada na Igreja do Bonfim, para abençoar o primeiro Trio Elétrico da Banda. 45 anos depois, os Irmãos Macedo comemoram sua trajetória na música brasileira.

Muito mais maduros, os irmãos Macêdo mantêm presentes e preservada sua identidade musical no carnaval de Salvador, perpetuando a tradição de tocar um repertório trieletrizado, com uma sonoridade peculiar e uma maneira muito própria de executar clássicos e populares. Imprimindo na história da música popular brasileira um registro sonoro particular e admirado por muitos.
Em 2019, a folia começa no sábado, dia 02. Do circuito do Campo Grande, batizado de Osmar, pai dos irmãos, o trio Fobicão sairá ao som de clássicos como Pombo Correio, Frevo do Trio Elétrico, Viva Dodô & Osmar, Vida Boa, Zanzibar e o hino Chame Gente. No domingo, dia 03, descem para Barra e tocam no ciruito batizado de Dodô na segunda e terça-feira.
Os irmãos Macêdo com sua Música Trieletrizada são uma marca registrada na Bahia, a história viva do carnaval de Salvador que toca sem cordas para o povo, mantendo um compromisso, uma tradição cultural com a raiz de um povo. Por isso, além das canções já citadas, este ano o repertório também contará com Aí eu liguei o Rádio, Viva o Povo Brasileiro, Aquidabã, Frevo da Lira, Frevo dobrado n°3 e Granadino, revisando a trajetória da banda.
Antes do Carnaval, já seguindo a tradição, a Banda desfilara no Furdunço em um pequeno caminhão adaptado para receber a Fobica em cima, o primeiro Trio Elétrico do mundo, inventado por Dodô e Osmar.
Abadado Especial - Abadado, o abadá dado, é um projeto social no qual os fãs da banda troca a camiseta por uma lata de leite em pó, que após o Carnaval é entregue para instituições que cuidam de crianças e idosos. Lançado em 2003, o Abadado é um sucesso há 16 anos. Não é necessário o Abadado para pular com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, uma vez que é um trio sem cordas desde sempre.
Para o Carnaval de 2019 o Abadado traz em sua arte elementos que convidam as pessoas a revisitar a obra musical dos Irmãos Macedo, estampado com as 16 capas dos discos, o projeto Abadado 2019 remete aos 45 anos da Banda Armandinho, Dodô e Osmar e sua música trieletrizada.
Babilônia - Nos seus 45 anos de historia os Irmãos Macedo escolheram falar de sonhos na sua música de trabalho. A canção, de autoria de Aroldo Macedo e Maria Vasco, um rei baixa uma medida provisória em que todos os seus súditos são liberados para sonhar e o refrão decreta: “Virou lei, virou lei, virou lei, virou lei”. Seguindo a linha de uma sonoridade peculiar, a musicalidade segue o estilo de outros grandes hits do grupo.

História – Há 45 anos, os irmãos decidiram subir juntos em um caminhão para tocar o repertório de frevos e marchinhas da dupla que revolucionou o Carnaval em 1950. Osmar Macêdo queria que o grupo tivesse apenas o nome de Armandinho, que já tinha uma carreira individual e mostrava ao mundo a sua genialidade com instrumentista da Guitarra Baiana, mas o próprio guitarrista foi contra essa ideia, e decidiu, junto com os irmãos, deixar no nome da Banda a homenagem aos criadores do “caminhão da alegria”; assim surgiu a Banda Armandinho, Dodô e Osmar.
Donos de uma discografia rica, os irmãos Macedo gravaram 16 discos Toda essa riqueza e complexidade na Música Trieletrizada renderam grandes palcos aos Irmãos Macêdo, como o Montreux Jazz Festival na Suíça, além de tantas outras viagens a Europa, Estados Unidos, Canadá e México, terem sido a primeira banda a colocar um trio elétrico fora do Brasil, na Itália /Roma em 1983 no Festival Bahia de Todos os Sambas, no Carnaval da França em 1985 e em Toulouse 1986.    
Durante essa trajetória que até hoje fascina uma multidão de pessoas, os Irmãos Macedo viveram inúmeras historias e curiosidades ao lado de grandes artistas e compositores da música popular brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Moraes Moreira. Algumas destas histórias contadas no Espetáculo CARNAVAL . MÚSICA . REVOLUÇÃO, um musical protagonizado pelos Irmãos Macêdo que é revelador, uma verdadeira viagem no tempo em diferentes épocas para quem ama boa música e histórias interessantes.
Não fugindo as origens e como bons filhos de Osmar Macedo, os irmãos Macedo foram pioneiros em inúmeros desenvolvimentos a fim de suprir suas necessidades em cima de um trio elétrico.  Entre tantos “arranjos” para facilitar a vida de quem toca em cima de um Trio elétrico, foram os primeiros a colocar uma bateria completamente microfonada e um baixo de cinco cordas em cima do caminhão, além de desenvolver toda a técnica de tocar Guitarra Baiana, acrescentando uma quinta corda, suas distorções sonoras e pedaleiras, se tornando matriz e uma referência para inúmeros profissionais que viriam a surgir. Um palco mágico que revela até hoje grandes artistas.
Carnaval Musica Revolução - Encenada por Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macêdo a peça conta a trajetória de 45 anos de carreira no teatro. O projeto é uma releitura da obra dos irmãos, apresentada com instrumentos eletroacústicos, e que se transforma em uma nova forma de executar o repertório, mostrando as várias nuances de um som que é matriz.
O espetáculo transita por todas as décadas desde a criação da primeira guitarra elétrica do Brasil – o Pau Elétrico - e sua evolução e inovações propostas por Armandinho até se tornar a Guitarra Baiana, passando pela evolução do Trio Elétrico, e explorando toda a musicalidade trieletrizada que influenciaria uma geração de artistas baianos, transformando o carnaval de Salvador na maior festa de participação popular do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário