segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Ladeira da Preguiça, em Salvador, da as Boas Vindas ao Carnaval com festa a fantasia

A Ladeira da Preguiça recebeu o domingo de pré-Carnaval com festa. O “Banho de Mar à Fantasia”, organizado pelo Centro Cultural Que Ladeira é essa? e pelo Salvador Meu Amor, levou ontem (24) para a região uma festa à fantasia patrocinada pela Devassa, que ficou responsável pela estrutura e as atrações, e pelo Governo do Estado. Dois palcos foram armados por lá: um na Ladeira da Preguiça e o outro na Praia da Preguiça, levando para o Centro Antigo de Salvador artistas da nova cena da música baiana. Após uma parada de 20 anos, o projeto foi retomado em 2013 com o intuito de, para além da folia, alertar para o processo de esvaziamento da ladeira.

Para a cervejaria, que este ano apresenta o tema Tropical Transforma, é um novo momento, onde o maior investimento será no povo brasileiro e na sua criatividade.
O Banho de Mar à Fantasia acontece na região desde a década de 30. A concentração começou por volta das 9h da manhã, quando o grupo Samba 2 de Julho abriu a programação do dia no palco da Ladeira da Preguiça. A seguir, o Ministério Público assumiu o comando do evento, enquanto os mascarados de Maragogipe e as Cabeçorras de Cachoeira enfeitavam à festa. Quando o Ministério Público encerrou a apresentação, foi a vez de dar início ao esperado cortejo que subiu a Ladeira, passou pela Carlos Gomes e desceu novamente rumo à Praia da Preguiça, onde outro palco aguardava o público que participava da festa gratuita.
Quem abriu os trabalhos no segundo palco foi o Xarope MC, que fez um discurso emocionado agradecendo a presença do público e ressaltando a necessidade de cuidar da Ladeira da Preguiça. Um dos momentos mais aguardados do dia era o show de Afrocidade, que apresentou um repertório animado e as participações de Luedji Luna, Xênia França e Fernanda Maia. A noite contou ainda com a discotecagem de DJ Roger N Roll.
Uma das três primeiras ladeiras construídas em Salvador, a Ladeira da Preguiça ficou conhecida pela canção famosa na voz de Gilberto Gil e Elis Regina e está localizada entre o Dois de Julho e o Comércio, ligando Cidade Baixa à Cidade Alta. O “Banho de Mar à Fantasia” resgata uma tradição criada nos anos de 1930. Um das referências de festejos pré-carnavalescos da capital baiana foi lá que nasceu os primeiros blocos de travestidos da Bahia, a exemplo das Kuviteiras e As Muquiranas.











CRÉDITO DAS FOTOS: ANDRE ESTÚDIO BOCA DOS OLHOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário