A cerimônia e cortejo das “Águas de Oxalá”, para pedir aos orixás um bom ano e um Carnaval de paz, acontece na tarde deste domingo (13), em Olinda. A celebração começa com a lavagem do pátio da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Rua do Bonfim), próximo aos Quatro Cantos.
O evento, com características religiosa e mística – e também com um lado profano – faz parte do sincretismo religioso brasileiro e reúne seguidores do Candomblé e do catolicismo. Todos os anos atrai fiéis das duas religiões, principalmente aqueles que se dizem ‘regidos’ por Oxalá (orixá da paz), além de muitos foliões, que interpretam a celebração como uma prévia carnavalesca.
A cerimônia vai começar às 15h, com a lavagem do pátio da Igreja do Bonfim e segue a purificação (com água de cheiro) pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, até o bairro de Jardim Brasil I, na periferia da cidade.
O cortejo começa na Rua do Bonfim, segue para os Quatro Cantos, Rua e Largo do Amparo, ruas do Guadalupe e Severino José Ramalho e Avenida Joaquim Nabuco. Cruza a rodovia PE-15, entra na Rua Carmela Dutra, na Vila Popular, e segue até a Roça de Oxum Opará e Oxossi Ibualama, na Rua São Paulo nº 402, em Jardim Brasil I, onde a caminhada religiosa será encerrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário