No dia 10 de julho de 1985 foi realizado um concurso em São Paulo, promovido pelo então secretário de turismo da época, Caio Luís de Carvalho, para eleger as 10 melhores pizzarias da capital, o sucesso foi tão grande, que o então secretário instituiu essa data para comemorar o dia pelo Brasil.
Mas não é de hoje que a data é considerada o dia da pizza, a data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma massa de pizza pela primeira vez. A receita realizada pelo pai da pizza moderna Rafaelle Esposito na cidade de Nápoles, na Itália, no século XIX, a tal massa foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.
A origem da pizza é questionável, acredita-se que já no ano 06 A.C os soldados fenícios costumavam acrescentar carne e cebola em cima de uma massa, e assavam em seus escudos que tinha aspecto achatado semelhante ao pão sírio. Além disso, dizem que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água. Alguns especialistas, porém, creem que a receita teve origem na Grécia, com massas à base de farinha de trigo ou arroz.
Não sabemos ao certo qual povo é considerado o responsável pela criação da pizza, a única certeza é de que foi mesmo na Itália, que surgiu a primeira massa redonda, a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século XVI, com a preparação feita com o tomate, que acabou se tornando um dos mais importantes ingredientes da pizza.
Com a reinauguração prevista para o final de julho de 2022, uma das pizzarias mais tradicionais do Tatuapé, a Pizza Paulista 10, esse ano não conseguirá comemorar a data com a unidade aberta, já que a nova sede ainda passa por acabamentos na obra. A pizzaria que tem uma saborosa e premiada história desde 1999 foi fundada pelo ex-jogador de futebol e atual dirigente da CBF Juninho Paulista, e é gerida por seu pai Oswaldo Giroldo e sua irmã Gislene, sempre foi um ótimo destino para levar as crianças, por possuir um espaço kids com brinquedão, para que os pais possam comer com tranquilidade sem tirar os olhos dos seus filhos, e também para assistir uma partida de futebol, e isso continuará na nova Pizza Paulista 10.
“Inicialmente, pensei em um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor, que eu gostaria de ir sentar com amigos e família para curtir a noite e uma boa pizza”. Diz o Sr. Oswaldo
“A antiga unidade era um galpão e estava ultrapassado para os padrões atuais da região, temos certeza que o novo espaço dará tão certo que iremos atingir os mais variados públicos, além dos clientes antigos até mesmo os mais novos. Manter a fidelidade ao estilo italiano e o futebol como pano de fundo, com um ambiente descontraído insumos de qualidade, o preço competitivo, são alguns dos detalhes que ajudaram a pizzaria a superar a mudança”. conta Gislene.
Atualmente o Brasil é considerado o segundo país que mais consome a redonda no mundo, cerca de 1,9 milhões de pizzas por ano, contando com mais de 83 mil pizzarias de acordo com a APUBRA – Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Em primeiro lugar os EUA, pois 95% dos gringos comem pizza regularmente, seguido por França, e só em quarto lugar estão os italianos, a grande diferença da pizza da Itália para as nossas vendidas no Brasil ou nos EUA é que as receitas são muito mais tradicionais, com menos ingredientes ou opções de recheios, nada de pizza de banana ou brigadeiro por lá.
Por: Michel Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário