quarta-feira, 24 de novembro de 2021

GALO DA MADRUGADA APRESENTA CAMISA OFICIAL DE SUA 44º EDIÇÃO



J.Borges, considerado o mais importante xilógrafo do Brasil, assina pelo segundo ano consecutivo, as artes da camisa, que vestirá o folião assim que o Galo puder desfilar na avenida.

Foliões brincando entre sombrinhas e pássaros. No meio da natureza, cercados por árvores, mandacarus e um céu azul estrelado, se unem a um Galo cheio de cores e regionalidade, para celebrar a Vida e o Frevo, na nova Camisa Oficial do Galo da Madrugada, que pelo segundo ano consecutivo, será assinada pelo Xilogravurista pernambucano J. Borges. O anúncio foi feito para os foliões nesta quarta-feira (24), pelo presidente do bloco Rômulo Meneses, em uma coletiva de imprensa realizada na sede da agremiação.

“Para a sua próxima edição, o Galo escolheu o tema “Viva a Vida, Viva o Frevo” e ninguém melhor do que o artista plástico e xilogravuriasta J. Borges para, embelezar com a sua arte, a camisa oficial desse desfile. A exemplo do que aconteceu em 2020 com um sucesso absoluto de aceitação por parte dos foliões. Viva o Galo, viva J. Borges, viva o Nordeste”, celebra o presidente do bloco, Rômulo Meneses.

Natural de Bezerros, o Mestre Artesão J. Borges é considerado o mais importante xilógrafo do Brasil, por destacar no repertório de suas obras, o cotidiano do pobre, os milagres, o amor, os castigos do céu, a religiosidade, os folguedos e as festas populares. A arte, que é fruto do entalhe na madeira que caracteriza o trabalho do artista, vem reforçar a identidade visual do desfile. As camisas que vão dos tamanhos infantis (a partir de 4 anos), até o tamanho adulto (XG), estarão disponíveis para venda até janeiro do próximo ano, na sede da agremiação e em lojas parceira.

Pinturas, esculturas e ilustrações que mesclam elementos da vida do pernambucano e a natureza, também darão o tom aos seis carros alegóricos que já começaram a ser confeccionados nos gigantes galpões do Galo da Madrugada, para desfilarem na avenida, assim que for possível realizar o carnaval.

Na próxima edição, um dos seis carros que estão sendo produzidos, irá homenagear Ary Nóbrega, que foi cenógrafo do Galo por mais de 40 anos e faleceu em 2020. O carro terá um busto gigante do artista e está sendo confeccionado por Sandro Nóbrega, filho do Ary, que assumiu o legado de seu pai no Galo. “É uma emoção e responsabilidade enorme, por está pela primeira vez sem o meu pai, na confecção dos carros e por começar tudo do zero, em uma das edições mais emblemáticas e esperadas do bloco. Mas a sensação de esperança é fantástica. Estamos felizes com o que estamos construindo. Está ficando bonito”, comenta Sandro Nóbrega, cenógrafo do Galo.

Entre outros destaques sobre as alegorias, está o carro “Viva a Vida”, que traz elementos como a água, as matas, o sol e a natureza que representam a vida na terra. E o “Viva o Frevo”, que reforça o importante trabalho dos músicos, que foram alento durante a pandemia e também, uma das  classes que mais foram impactadas durante este período. O abre alas, que é o “Viva o Galo”, traz muitas cores, sobrinhas e a alegria que representa o folião.

Vale ressaltar que a data do desfile, no Sábado de Zé Pereira, ainda não está oficialmente confirmada e, “Viva a Vida, Viva o Frevo!” é o tema escolhido pelo bloco, para desfilar quando for possível viabilizar um carnaval seguro em Pernambuco.

Desde a sua fundação em 1977, o Galo da Madrugada que surgiu como um bloco familiar que desejava reviver os antigos carnavais, realizou ininterruptamente diversos desfiles e prévias, que além de fomentar a cultura pernambucana, significam milhares de empregos para músicos, produtores, motoristas de trios, costureiras, maquiadores, cabeleireiros, cozinheiros, vendedores ambulantes, catadores de latinhas, artistas e outros profissionais. Ao todo, o bloco mobiliza oficialmente mais de 4 mil contratados apenas no sábado de Zé Pereira.

No seu próximo desfile, o Galo traz o grande cantor de frevo, Claudionor Germano, como homenageado da edição.

O desfile também fará referências, ao cenógrafo Ary Nóbrega e a maestros e compositores de frevo, destacando-se: Ademir Araújo, Alírio Morais, Capiba, Carlos Fernando, Clóvis Pereira, Duda, Edgar Moraes, Edson Rodrigues, Fernando Azevedo, Fernando Borges, Forró, Getúlio Cavalcanti, Guedes Peixoto, Heleno Ramalho, Jota Michiles, Levino Ferreira, Luiz Bandeira, Mathias da Rocha, Nelson Ferreira, Nunes, Spok, Toscano Filho e Zé Menezes. 

Centenário Enéas Freire – Este ano, no dia 02 de dezembro, será celebrado o centenário de Enéas Alves Freire, idealizador e um dos fundadores do Clube de Máscaras Galo da Madrugada. A data será celebrada com o lançamento de um Documentário sobre a vida do fundador do bloco e uma Quinta no Galo Especial, no palácio do bloco.

Sétimo e último filho do comerciante e conhecido tenente Enéas Garcia Freire e da dona de casa Bernardina de Lima Alves Freire, o garoto de São José aprendeu a valorizar a cultura de sua terra desde criança.

Os pais, que costumavam acompanhar as troças do bairro, carregavam o caçula nos braços, com menos de um ano de idade, quando ainda nem podia caminhar. Naquela época, o Pátio do Terço já era considerado um dos principais polos de animação do Carnaval recifense. Assim, podemos dizer que Enéas nasceu no “berço do Carnaval”.

O ex-presidente do Galo faleceu no dia 09 junho de 2008, vítima de parada cardiorrespiratória. Além dos quatro filhos, deixou também oito netos que, junto com familiares e amigos, compõem a atual diretoria da agremiação que mantêm vivo o sonho que o eterno Enéas construiu e presenteou o Carnaval do Recife.

Em 2020, o Galo levou mais de dois milhões de foliões, ao longo de seus seis quilômetros de percurso pela capital pernambucana, celebrando a cultura popular e firmando um compromisso socioambiental com o selo: Eu Me Manifesto Pelo Planeta, que tem como missão caminhar rumo a um carnaval mais sustentável. O selo foi o guarda-chuva que abrigou uma parceria com Cooperativas locais e realizou em Recife e São Paulo, a maior ação de reciclagem já vista em um carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário