quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Enem 2021: saiba o que levar e quais são as regras aplicadas nesta edição



Vestibulandos devem ficar atentos às documentações e regras do Enem 2021. Neste domingo (21), será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes de todo o país irão comparecer aos centros de ensino para resolver as questões. A prova terá durabilidade de 5h e meia, sendo necessário cumprir algumas regras. Confira. 

A realização do Enem está entre os eventos mais importantes do calendário estudantil. Para quem está tentando uma vaga na universidade, a prova pode ser a porta de entrada ao ensino superior. Para evitar contratempos e maiores dores de cabeça é preciso ficar atento a algumas questões. 

Horário da prova 

Neste ano, o Exame será iniciado pontualmente às 13h30, no horário de Brasília. No primeiro dia, as questões deverão ser entregues até às 19h e, no segundo, até as 18h30. Iara Marcolino, coordenadora do ensino médio do colégio Motivo, explica que o melhor a se fazer é sair de casa com antecedência para chegar ao local de forma tranquila. 

“Normalmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Desse modo, ao chegar mais cedo, o aluno consegue ter tempo para identificar a sala de realização de seu exame e se preparar de forma mais tranquila, contendo assim a ansiedade motivada por um possível atraso”, afirmou a especialista. 

Local de prova 

Para identificar o local que realizará o exame, o estudante deve ficar atento ao seu Cartão de Inscrição do Enem. A impressão do documento pode facilitar a procura da sala ao chegar no centro de aplicação. É válido ressaltar, no entanto, que a apresentação do cartão não é obrigatória. 

Quais documentos devo levar? 

De acordo com o Edital do Enem 2021, os estudantes só poderão fazer as provas mediante a apresentação de um documento original com foto, sendo aceito registros como a carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho ou passaporte (se for estrangeiro). 

Em caso de perda ou roubo, é possível entrar na sala mediante a apresentação de um Boletim de Ocorrência. Demais documentos como carteira de estudante, carteira de clube, entre outros, não são válidos para identificação. 

Itens obrigatórios 

A realização da prova só poderá ser feita com uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Qualquer outro material que não siga esse modelo não é aceito pelo INEP. Nesse caso, recomenda-se levar mais de uma caneta por segurança e precaução. 

Tendo em vista o atual cenário do novo coronavírus, a máscara de proteção facial também é obrigatória. Quem comparecer sem ficará impossibilitado de acessar as salas de aula. 

Alimentação 

Uma vez que a prova tem até 5h30 e duração, é importante levar alguns lanches para se alimentar durante a tarde. Iara traz algumas sugestões nutritivas, como sanduíches naturais e frutas, que podem trazer mais energia. 

Por fim, é válido ressaltar que o estudante precisa ter sua própria água, uma vez que os bebedouros podem estar indisponíveis diante do novo coronavírus. 

Uso do celular permanece proibido 

Como nas edições anteriores, o vestibulando não pode usar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, como relógios e tablets. Cada sala terá um fiscal com envelopes para guardar os dispositivos. Ele será lacrado e colocado embaixo da carteira, com permissão de retirada apenas no fim do exame. 


Resumo:  


Itens obrigatórios: 


Documento de identificação 

Caneta preta 

O que é permitido:  


Cartão de Inscrição 

Celular 

Alimentos 

Água 

O que não pode levar:  

Materiais escolares como lápis, borracha, régua, livros, apostilas, etc 

Acessórios como óculos escuros, bonés e relógios 

Materiais eletrônicos, tablets, iPads, pen-drives, etc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário