quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Enem 2021: O que você precisa para se dar bem nas provas de ciências da natureza e matemática



Neste domingo (28), os vestibulandos deverão encarar o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação terá durabilidade de 5h, abordando questões focadas em ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. Entre os requisitos necessários, é preciso saber priorizar a ordem das questões a partir do grau de dificuldades e controlar a ansiedade. 

Antonio Lorena, gestor da área de ciências da natureza do Colégio Motivo, explica que esta semana não é um momento para revisão. “Não recomendamos revisão teórica, e sim resolução de exercícios e provas anteriores, porque às vezes revisar toma tempo”, explica Antonio. Além disso, ele explica que certos assuntos como circuitos elétricos na prova de física são assuntos recorrentes e que merecem atenção na hora de fazer as questões.

Segundo o gestor, para iniciar a prova, uma estratégia muito boa é focar nas questões da área do conhecimento que possuem mais afinidade. “Na verdade, a ordem correta de como iniciar o exame não existe. Percebemos que a maioria dos alunos ficam altamente ansiosos na hora de iniciar a prova, então os aconselhamos a ganharem confiança logo de início”, pontua o professor. 

O professor de matemática, Jonas Henrique, sinaliza que é importante se atentar com o tempo por questão. “Existe uma quantidade de tempo muito curta por questão, cerca de 3min e 20 segundos”, explica Jonas. Já para Antonio, uma sugestão é “resolver provas de exames anteriores e cronometrar o tempo total da prova, tentando sempre deixar um tempo de, no mínimo, 15 minutos para marcar o gabarito. Isso ajudará muito a diminuir a ansiedade na hora do exame”.

Jonas ainda detalha que o Enem funciona no sistema de TRI (Teoria de Resposta ao Item), uma correção baseada no número de erros e acertos de todos os candidatos que fizeram o exame. “O aluno precisa focar nas questões de nível fácil para aumentar a nota dele. ‘Como faço para identificar essas questões?’, elas são baseadas em conteúdos do ensino fundamental II, razão, proporção, porcentagem, áreas, entre outros”, completa. Além disso, assuntos como função, estatística, interpretação gráfica, probabilidade, análise combinatória, geometria espacial, tabelas e gráficos também são assuntos presentes em matemática. 

Por fim, o gestor de ciências da natureza do colégio reforça a importância de se alimentar bem durante a semana e, principalmente, no dia da prova. “Já no quesito saúde emocional, uma dica muito valiosa é buscar sempre o apoio de um profissional da psicologia antes do exame. O Colégio Motivo, por exemplo, oferece esse suporte desde muito cedo, descobrindo e, assim, solucionando algumas causas dessa inquietude durante a realização de alguma prova”, afirma Antonio. “Uma dica final é buscar sempre formas diferentes de acalmar-se e controlar a ansiedade, para alguns pode ser uma meditação, uma oração, comer uma barrinha de chocolate. No final das contas, quase tudo é válido, contanto que você consiga tranquilizar-se”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário