quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Festival Ori volta em novo formato para marcar 20 de novembro



Com uma configuração inédita de revista eletrônica, o 'Festival Ori' (palavra Yorubá que significa cabeça, tanto física quanto espiritual) vai trazer uma programação diversa para celebrar a memória, o presente e a continuidade do legado do povo negro brasileiro no Dia da Consciência Negra de 2021. Em sua segunda edição, o evento terá como apresentadores Neide Diniz, Carlos Alberto Medeiros, Rafael Mike e Aza Njeri. Eles vão interagir com pessoas e organizações negras que protagonizam iniciativas nas artes, finanças, estética, moda, educação, empreendedorismo, projetos sociais, dentre outros.

"O Ori é um Festival Digital transmídia como plataforma virtual de discussão e o fomento da memória cultural negra. A proposta é aproximar e integrar a audiência de todas as idades e classes sociais ao mundo digital, de inovação e cultura, a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação em plataformas digitais.", explica Filó Filho, coordenador executivo da Cultne.

Com mais de quatro horas de duração, a transmissão ao vivo do 'ORI' também vai agregar matérias, música e informação. Além disso, correspondentes do Festival nos Estados Unidos e Inglaterra trarão contribuições da diáspora africana mundial, com breves inserções de pérolas do acervo histórico do Cultne, resgatadas para dialogar com as gravações recentes.

"A programação inédita é apresentada, dirigida e produzida desde a captação de imagens até a edição com fundamental protagonismo negro. Realizar mais uma edição do Festival Ori é propor de fato que o imenso acervo Cultne sirva de ferramenta na constituição de uma memória visual da luta antirracista em nosso país.", declara Filó.

Vale lembrar que o Festival marca um importante momento da comunicação brasileira: O lançamento da primeira TV online gratuita afro-brasileira protagonizada por negros em todas as suas estâncias de produção, a Cultne TV. Em breve, um aplicativo móvel será lançado para que o usuário possa assistir toda a programação em dispositivos eletrônicos móveis, como telefone celular, smartphone e tablets. Ao final do evento, será exibido um documentário em tributo ao fotógrafo Januário Garcia, autor de célebres discos e reconhecido pela atuação no movimento negro, falecido neste ano.

Serviço:

Festival Ori

Data: 20/11

Local: Estúdio da Cultne, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.

Obs: Local sem presença de público por conta da pandemia.

Horário: Das 16h às 20h

Transmissão:

YouTube: https://youtube.com/c/Cultne e em mais em 100 páginas cruzadas  de organizações negras, sob o direcionamento do portal Áfricas.

Gratuito.

Filó Filho, coordenador executivo da Cultne

Asfilófio de Oliveira Filho é cine-documentarista e mais conhecido como Filó Filho. Engenheiro civil, Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Gestão e Planejamento. Profissional com mais de 40 anos de experiência nas áreas de Cultura, Esporte, Marketing e Comunicação. Sua formação no audiovisual teve início com o diretor Jacy Campos (diretor e criador do programa Câmera Um), através do curso de extensão em audiovisual na Universidade do Estado Rio de Janeiro - UERJ. É produtor cultural, Mentor do Movimento Black Rio, fundador da Cor da Pele Produções, tendo produzido diversos documentários. Desde de 2015, é diretor do programa Cultne na TV que vai ao ar semanalmente na TV Alerj, TV a cabo no Rio de Janeiro.

Festival Ori edição 2021 - De cabeça na consciência com a apresentação de Carlos Alberto Medeiros!

Carlos Alberto Medeiros (@carlosalbertomedeirosoficial) é escritor, jornalista, militante e estudioso da questão racial, graduado em Comunicação e Editoração pela UFRJ, com mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. Carlos, que já participou de outras edições, estará conosco apresentando novamente o Festival Ori edição 2021 no dia 20/11, em uma live para celebrar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A transmissão será pelo Canal Cultne na plataforma Youtube das 16h às 20h. 

Conheça Rafael Mike, apresentador do Festival Ori edição 2021 de cabeça na consciência.

Rafel Mike (@rafael_mike), é cantor, compositor, produtor musical, mestre de cerimônia, ator, fundador e líder do grupo de funk Dream Team do Passinho. Rafael estará participando do Festival Ori edição 2021 no dia 20/11, em uma live para celebrar o 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A transmissão será pelo Canal Cultne na plataforma Youtube das 16h às 20h. Não vai perder!

Neide Diniz será a apresentadora do Festival Ori edição 2021 De cabeça na consciência!

Neide Diniz (@neidedinizjornalista) é Jornalista, Apresentadora, repórter, roteirista, Idealizadora do prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, repórter do Jornal Saúde do Canal Saúde e da TV Brasil. Neide estará apresentando o Festival Ori edição 2021 no dia 20/11, em uma live para celebrar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A transmissão será pelo Canal Cultne na plataforma Youtube das 16h às 20h.

De cabeça na consciência, Aza Njeri é a apresentadora do festival Ori 2021!

Doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora no que tange cultura, história, literatura, filosofia, teatro, artes e mulherismo africana. Aza Njeri, que também já participou de outras edições do Festival Ori, estará com a gente na edição de 2021 no dia 20/11, em uma live para celebrar o 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A transmissão será pelo Canal Cultne na plataforma Youtube das 16h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário