segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Obras de arte são leiloadas no Cabo para ajudar artistas locais



A arte e a solidariedade adentram o Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, nesta quarta-feira (20), com um leilão beneficente. A ação foi idealizada pelo artista Luzarcus, que utilizou a verba recebida pela lei Aldir Blanc para convidar artistas plásticos a pintarem obras de arte e leiloarem em prol dos artistas do Cabo que foram afetados financeiramente pela Covid-19. O evento é gratuito e acontecerá às 19h no restaurante Parma Deli.

“Foi assim que em maio fiz o encontro de pintura com a participação de 24 artistas plásticos de vários lugares, inclusive daqui do Cabo de Santo Agostinho. As telas produzidas serão leiloadas e os lances serão em cestas básicas, que serão distribuídas aos artistas que estão em dificuldades financeiras na cidade”, detalha o artista. Maraçane, Sintia Alves, Lalita, Marcos Medeiros, Guimarães e Alexandre Almeida são alguns dos artistas que criaram e disponibilizaram suas obras para o leilão. 

Atual embaixador da cultura cabense, Luzarcus teve como exemplo na arte o seu pai, o artista caligráfico Edson Tavares. “Eu comecei a trabalhar com a arte aos 11 anos fazendo parte do Grupo Natureza de teatro. Aos 15 anos, frequentando a cerâmica de um amigo nosso, mestre uruda, eu tomei gosto por trabalhar com o barro e comecei a modelar as peças, que viriam a ser minhas primeiras esculturas, desde então não parei mais”, relata o artista.

O leilão foi inspirado no projeto Aulão Artístico Beneficente, evento criado por Luzarcus em 2012 que, já na sua 22ª edição, visa ensinar pessoas que não tem acesso à pintura a ter esse contato e produzir arte, sendo a peça final leiloada e vendida com o intuito de ajudar uma entidade social. 

Para a realização do leilão, o Costa Dourada continua seguindo os protocolos de segurança da Covid-19, com sinalização de distanciamento, aferição de temperatura na entrada, álcool em gel disponibilizado ao longo do mall e uso obrigatório de máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário