segunda-feira, 25 de outubro de 2021

EBC realiza workshop sobre preservação, guarda e recuperação de acervos



A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove o II Workshop da Gerência de Acervo com o tema "Preservação, Guarda e Recuperação de Conteúdos em Emissoras Públicas de TV e Rádio" entre os dias 25 a 29 de outubro.

O evento online é voltado para o público interno da empresa. O treinamento contempla palestras, oficinas e um ambiente virtual de aprendizagem. A iniciativa de formação será realizada por videoconferência pela ferramenta MConf, plataforma com funcionalidades para interação entre instrutores e participantes.

A ideia é promover a troca de experiências temáticas entre as emissoras parceiras convidadas. O curso tem como objetivos a conscientização dos interessados sobre a guarda, a conservação e as responsabilidades com o acervo digital da EBC e suas informações.

A iniciativa ainda serve como oportunidade para se debater a criação de um Programa Permanente de Preservação dos conteúdos produzidos pelas emissoras públicas de TV e Rádio.

A capacitação aborda questões relevantes sobre acervos e consiste em uma oportunidade para interação em que profissionais podem discutir as boas práticas de preservação e recuperação, além de alinhar as diferentes experiências no segmento.

A proposta é compartilhar o conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades de rotina considerando a importância de se manter os conteúdos em áudio e vídeo bem como os históricos das informações a respeito desses registros.

"Buscamos destacar a importância de criarmos uma cultura de guarda e preservação de acervo. Eventos dessa natureza servem para todos entenderem o que, como e por que guardar", explica a Gerente de Acervo da EBC, Maria Carnevale.

Formato do workshop

A dinâmica do workshop envolve dois dias de palestras e outros dois de oficinas, entre 25 e 28 de outubro, sempre das 15h às 17h. As exposições iniciais apresentam panoramas sobre os temas em pauta nos segmentos de televisão e rádio.

Já as oficinas têm caráter mais prático: visam capacitar e tirar dúvidas sobre fichas de programas, realização de pesquisas, catalogação e download de materiais dos respectivos veículos. O momento de capacitação é propício para todos que lidam direta ou indiretamente com a produção ou pesquisa de conteúdo no acervo e em sistemas internos.

A quinta data ocorre no formado de um ambiente virtual de aprendizagem para consolidação dos conhecimentos tratados nos primeiros encontros. Os instrutores das oficinas ficam à disposição para rever os conteúdos e esclarecer dúvidas dos usuários em 29 de outubro.

Temas e instrutores

O primeiro dia do workshop (segunda-feira, 25/10) trata da preservação, guarda e recuperação de conteúdos em televisão pública. O Diretor-Geral da EBC, Roni Baksys, dá as boas-vindas aos participantes que, na sequência, acompanham a explanação de abertura da Gerente de Acervo da EBC, Maria Carnevale.

O Diretor de Conteúdo e Programação da EBC, Denilson Morales, faz a primeira palestra em que aborda o tema "Da produção à guarda: O que preservar na produção de TV?". Logo depois, o mote é a "Experiência da Empresa Mineira de Comunicação" sob a responsabilidade da Coordenadora do CEDOC, Luciana Barbosa.

A terceira palestra é conduzida pelo Gerente-Executivo de Telejornalismo e Esportes, da EBC, Carlos Colla, que sugere o que se preservar no material audiovisual jornalístico. O último assunto do dia é a "Experiência da TV Educativa/RS", com o jornalista e arquivista pesquisador, Alexandre Leboutte.

O segundo dia (terça-feira, 26/10) envolve a preservação, guarda e recuperação de conteúdos em rádio pública. Após a fala de Maria Carnevale, a primeira palestra com o Gerente da Rádio MEC, da EBC, Thiago Regotto, é "Da produção à guarda: O que preservar na produção de Rádio?".

A "Experiência da Rádio Educativa UFMS" é o tema do Diretor de Programação, Maciel Dias. Já a coordenadora de Produção e Reportagem das Rádios, da EBC, Graziele Bezerra, indica o que se preservar em radiojornalismo. A quarta palestra é a "Experiência da Rádio UFS FM", com o Coordenador de Programação, Helder Ferreira.

O terceiro dia (quarta-feira, 27/10) traz as oficinas segmentadas sobre televisão. O quarto treinamento (quinta-feira, 28/10) é voltado para as tarefas de cotidiano relacionadas às rádios.

A última data do curso (sexta-feira, 29/10) é direcionada aos questionamentos dos participantes no ambiente virtual de aprendizagem. Os interessados podem sanar eventuais dúvidas sobre os assuntos abordados nas oficinas do workshop, entre 8h e 19h, com os respectivos instrutores, de acordo com o cronograma específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário