terça-feira, 30 de março de 2021

Mônica Pantoja relembra os rolês nas noites do Recife nos anos 90 em playlist do Cais do Sertão

 

Recife, 26 de março de 2021 - O manguebeat, um dos manifestos contraculturais mais importantes da cena pernambucana dos anos 1990, traduz-se em fortalecimento cultural. Da paisagem do mangue, que representa a fertilidade musical da região, o seu fortalecimento nas diversas capitais do Brasil. Tal reconhecimento sociocultural lançou luz em toda a base artística do Recife - música, cinema e artes plásticas. Nas rádios, nos toca-discos e nas festas, ouvia-se o mangue e as urgências urbanas. Quem lembra dessas noites é a produtora de arte Mônica Pantoja, que elencou clássicos da época em playlist especial do Cais do Sertão.

 

 

Sob o título “Os rolês nas noites de hell”, Mônica revive as festas e os fins de semana no Recife e o surgimento do manguebeat em 16 faixas. “Essas músicas representam o manguebeat e significam muito para minha vivência na década de 90. Bandas e músicos como Matalanamão, Chico Science, Devotos do Ódio fizeram parte do repertório local e representam a fertilidade e a conversa com a tradição”, comenta a Pantoja.

 

 

Genuinamente local, a playlist especial abraça os artistas de solo pernambucano. O ouvinte poderá explorar o manifesto manguebeat a partir das canções “Eu Tenho Pressa”, de Devotos do Ódio; “Xique-Xique, de Comadre Florzinha; “Catimbó”, de DJ Dolores, e  “Nas Quintas do Mundo”, de Chico Science/Nação Zumbi entre outras.

 

 

O manguebeat também pode ser conferido em outras playlists temáticas no perfil do Spotify do Cais. Na mais recente, o DJ Dolores vasculhou as memórias, os afetos e as paisagens sonoras que compõem a musicalidade da década de 1990.

 

 

No perfil, os entusiastas da cultura popular podem acessar também seleções que destrincham o Sertão e o legado de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O agregador dispõe do mesmo modo de seleções dedicadas a Naná Vasconcelos, Marinês, Faces do Subúrbio e Genival Lacerda.

 

 

 

--

---

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO

EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)

CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO

ARENA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário