sábado, 20 de março de 2021

Mabel Velloso, Itamar Vieira Jr. e Tereza Paim contam histórias que dão água na boca

“Histórias que dão água na boca” é o título da mesa que terá como convidados os escritores Itamar Vieira Jr. e Mabel Velloso com mediação da chef de cozinha Tereza Paim. O encontro acontece em 31 de março, às 18h30, no YouTube da Festa Literária da Caramurê – Felica. 

Tereza Paim é especialista em deixar as pessoas com água na boca. A chef de cozinha é premiada e reconhecida dentro e fora do Brasil como profissional que conseguiu atualizar e promover a culinária local com inovação e absoluto respeito às origens. Um pouco dessa experiência Tereza levará para a mediação da mesa na Felica. 

Outro membro cheio de histórias é Itamar Vieira Junior, o escritor brasileiro vivo mais vendido e premiado no Brasil, hoje. Seu livro "Torto Arado", romance situado no sertão da Bahia, disputa a lista de bestsellers. Nascido em Salvador, Itamar já trabalhou com a educação de quilombolas e agricultores da reforma agrária, em cenários idênticos aos do livro. 

Mabel Veloso também fará parte dessa roda de conversa. A educadora, escritora, compositora e cordelista baiana nascida em Santo Amaro da Purificação, tem no seu currículo livros cheios de sabor e afeto como a obra “O sal é um dom: As receitas de Dona Canô”, com receitas e histórias de uma família do Recôncavo baiano. 

Na Felica, além dessa mistura de sabores, o público irá contar com mais de 60 horas de programação cultural transmitida gratuitamente pela internet, o evento contará com mesas de debate, bate-papos entre autores, pocket shows (conversas cantadas), saraus, contações de histórias, videoperformances e um concurso literário, em que o vencedor ganhará um kindle, exclusivo para estudantes com o intuito de descobrir novos talentos. 

*Felica II* - A festa literária debaterá, dentre outros temas: os jovens como agentes de difusão do livro; o cordel como fonte de formação social; o combate à censura no Brasil; o impacto das mídias digitais na escrita e na leitura; a relação entre direitos humanos e ética religiosa; a literatura como instrumento de combate ao racismo; a arte como forma de explicar o mundo à criança; as diferentes culturas nacionais que se expressam em língua portuguesa; o atual cenário da produção de histórias em quadrinho na Bahia. 

A programação está repleta de nomes de reconhecimento na literatura local, nacional e internacional como: Aleilton Fonseca, Antônio Torres, Cleise Furtado Mendes, Daniel Rebouças, Daniel Gociante Patissa (Angola), Francisco Senna, Humberto Werneck, Lívia Natália, Ruy Espinheira Filho, Vânia Abreu, Saulo Dourado, Jean Wyllys, Kátia Borges e dezenas de outros escritores baianos e de fora da Bahia, chegando um total de mais de 110 participantes. 

A Felica II é uma realização da Editora Caramurê. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Agenda 

O que:Evento literário: Segunda edição da Festa Literária da Caramurê (Felica) - 28 de março a 04 de abril 

Quando: 31 de março (quarta-feira) 

Convidados:Itamar Vieira Jr. Mabel Velloso Mediação:Tereza Paim 

Horário: a partir das 18h30 

Modo Virtual: Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCFAs6VAfw13zL0hXR68ZwVQ) e Instagram da Caramurê (https://www.instagram.com/caramure/) 

Evento totalmente gratuito. 

Redes Sociais 


Site: https://caramure.com.br/ 

Instagram:https://www.instagram.com/caramure/ 

Facebook: https://www.facebook.com/Caramure/ 

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCFAs6VAfw13zL0hXR68ZwVQ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário