quarta-feira, 24 de março de 2021

Karina Buhr, Stela Campos e Isabela Farias são convidadas de live do Cais do Sertão

 


Entre a lama e o mangue, a fonte de inspiração para um dos movimentos contraculturais mais importantes de Pernambuco. A partir dessa paisagem tão significativa, e agregando ainda elementos visuais de forte apelo social, a música pernambucana, depois de um bom tempo, ganhou a cena brasileira dos anos 90. O manguebeat promoveu reflexões e permitiu que as demandas urgentes das periferias de Olinda e do Recife saíssem do campo das ideias e adentrassem as emissoras de rádio e o dia a dia da população em geral.

Do encontro com as diversas expressões artísticas, o manguebeat mobilizou toda uma cadeia de profissionais de áreas variadas da cultura pernambucana. E muitos desses ofícios também foram desempenhados por mulheres. Tratando-se de um movimento de tamanha importância para o coletivo, torna-se importante, portanto, discutir a popularização do manguebeat também a partir da perspectiva de gênero. Pensando nisso, o Cais do Sertão traz, nesta quinta-feira (25), em seu canal no YouTube, às 20h, bate-papo reunindo as cantoras Karina Buhr e Stela Campos e a artista visual Isabela Farias.

As convidadas remetem ao tempo de atuação na década de 1990, no auge do manguebeat, em paralelo com a atualidade, a partir do tema “As mulheres no manguebeat: um recorte de gênero para pensar o movimento”. O debate conta ainda com mediação da jornalista Michelle Assumpção, que abre para a observação o papel da Imprensa na divulgação de artistas e movimentos culturais.

“Refletir sobre os movimentos artísticos tem sido de grande valia para o Cais do Sertão ao longo deste tempo. Nos permitimos ir do sertão ao litoral e avistar o mangue. Neste debate, em que se exalta a conjuntura musical do manguebeat, lançamos olhar sobre quem também contribuiu para conhecimento coletivo”, analisa a gestora do museu, Maria Rosa Maia.

O manguebeat pode ser conferido ainda a partir das playlists temáticas no perfil do Spotify do Cais. Nesta semana, o DJ Dolores vasculhou as memórias, os afetos e as paisagens sonoras que compõem a musicalidade da década de 1990.

No perfil, os entusiastas da cultura popular podem acessar também seleções que destrincham o Sertão e o legado de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O agregador dispõe do mesmo modo de seleções dedicadas a Naná Vasconcelos, Marinês, Faces do Subúrbio e Genival Lacerda.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 

EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)

CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO

ARENA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário