quinta-feira, 25 de março de 2021

Emicida participa da I Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil

 


Rapper, cantor, compositor, escritor, pensador contemporâneo, idealizador e criador, junto com o irmão Evandro Fióti, da empresa Laboratório Fantasma, Emicida vai participar da Mesa de Abertura da “Arte e Identidade – I Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil”, que acontece de 30 de março a 1º de abril, de modo totalmente virtual.

A mesa de abertura “Vozes Negras na Literatura”, que acontece às 10 horas do dia 30 de Março, terá também a participação da poeta baiana Lívia Natália, Doutora em Literatura e Professora de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pós-doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UNB), autora de diversos títulos, entre eles o seu primeiro livro infantil, “As férias fantásticas de Lili” (Ciclo Contínuo/2018), uma história narrada em versos.

Como mediador dessa conversa, Paulo Rogério Nunes, empreendedor, cofundador da Aceleradora de impacto social, Vale do Dendê, e consultor em diversidade. É da rede Alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard  e  cofundador da empresa AFAR Ventures,  com sede nos Estados Unidos e com foco em economias emergentes e sócios investidores da startup AFRO.TV. Paulo Rogério é colunista da revista EXAME e autor do livro "Oportunidades Invisíveis", sobre inovação, diversidade e empreendedorismo.

Emicida é um dos principais nomes não apenas do rap, mas também da música brasileira. E foi assim, usando o rap como fio condutor, que o seu mais recente projeto de estúdio, ‘AmarElo’, foi o vencedor do Grammy Latino 2020, na categoria "Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa". O trabalho ainda se desdobrou no documentário “AmarElo, É Tudo pra Ontem”, disponível na Netflix.

Suas importantes falas e idéias sobre o panorama do mundo, seja na esfera política, social ou cultural, tornou-o um dos importantes pensadores contemporâneos do país.      Emicida dialoga com diferentes gêneros musicais, além da literatura, e hoje já conta com três títulos publicados: “Amoras” (2018), “Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe...: Antologia inspirada no universo da mixtape” (2019), e “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas” (2020).

 “Já na mesa de abertura traremos importantes nomes do cenário artístico literário do momento, que apresentarão suas trajetórias de escritores negros e a forma como suas escritas dialogam politicamente com o debate racial”, disse Cris Santana, autora e produtora executiva do projeto.

Arte e Identidade – I Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil - Nos dias 30, 31 de março e 1º de abril, o projeto apresenta uma série de atividades artísticas, sobretudo ligadas ao livro e à leitura, como mesas literárias, rodas de conversas e oficinas. Em sua estréia, o evento vai reunir escritores negros, autores de obras com protagonistas negros, editoras, artistas, educadores, pais, crianças, adolescentes, pedagogos, empreendedores da arte e da literatura infantojuvenil afro-brasileira, e será realizado de forma virtual. Toda a programação será transmitida pelas redes sociais do projeto, através das plataformas do YouTube e Instagram.

Entre os temas, a autoestima da criança negra, educação nos terreiros de candomblé e a aplicação da Lei 10.6039/03, a importância das ilustrações na literatura negra, o processo criativo dos autores negros, escrita afrocentrada e cultura hip hop. Nomes como Vanda Machado, Ana Célia, Marcos Cajé, Kalypsa Brito, Sandro Sussuarana, Dj Branco, Júnior Pakapym, Quel Silveira, Lorena Ribeiro, Davi Nunes, Coletivo ZeferinaS, Grupo Jaca, e tantos outros, poderão ser vistos e ouvidos dentro da programação diversificada do evento. A programação completa pode ser conferida no site www.arteeidentidade.com.br

Com realização da EdCarlão Eventos, autoria e produção executiva de Cris Santana, e curadoria coletiva de Mazé Lúcio, Cássia Valle e Carol Adesewa, o projeto busca democratizar o acesso aos livros de literatura negra infantil, despertando, nas crianças e jovens, o gosto pela leitura, incentivando a diversidade, e promovendo ainda o fortalecimento da cadeia criativa em torno da literatura do segmento.

A festa literária conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura/Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Agenda

O que: Primeira edição da Arte e Identidade, Festa de Arte e Literatura Negra InfantoJuvenil - 30 de março a 1º de abril  

Onde: Transmitido pelas redes sociais e canal do youtube do evento

Quando: 30/03  ás 10 horas - mesa de abertura “Vozes Negras na Literatura”

Horário: das 9h às 19h

Quanto: Gratuito.


Redes Sociais 


Site: https://www.arteeidentidade.com.br/

Youtube: youtube.com/arteeidentidadeoficial

Instagram: instagram.com/arteeidentidadeoficial

facebook.com/arteeidentidadeoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário