sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Seminário apresenta mercado de profissões aos estudantes de Petrolina



O futuro profissional dos alunos do 3º ano do Plenus Colégio e Curso teve uma oportunidade decisiva na noite desta quarta-feira (17), em Petrolina -PE. O serviço de Orientação Educacional da Escola-SOE reuniu cerca de 16 profissionais das mais diversas áreas para a realização do 24º Seminário das Profissões. 

O encontro dos alunos com profissionais a exemplo de médicos, engenheiros, arquitetos, publicitários e cirurgiões-dentistas teve como ponto alto uma série de palestras com o objetivo de trabalhar uma das maiores angústias do pré-vestibulando: a escolha da profissão a seguir. 

Segundo a aluna, Nicole Alves, que já tinha vontade de fazer vestibular para Arquitetura, o Seminário esclareceu pontos importantes como a grade curricular e as perspectivas do mercado de trabalho. "Conheci o dia a dia de um arquiteto, seus desafios e ganhos e agora estou mais tranquila para fazer minha escolha", ressaltou. 

Para a aluna Ana Júlia, que optou por assistir à palestra de uma cirurgiã-dentista, a dúvida deu lugar a uma decisão que já vinha sendo amadurecida há algum tempo. "Vou fazer o vestibular para Odontologia e ocupar um lugar de relevância no meu futuro", garantiu entusiasmada. 

De acordo com o psicólogo e coordenador do SOE, Bruno Ramos, o Seminário das Profissões é uma das etapas do programa de suporte vocacional que começa com o atendimento individualizado, passa pela aplicação de testes psicológicos para medir o grau de maturidade das escolhas e organiza grupos de orientação profissional visando apoiar aqueles alunos que ainda apresentam dúvidas. "Estudos de orientação educacional revelam que 70% dos alunos escolhem o caminho a seguir somente no 3º ano. O Seminário das Profissões tem se mostrado, ao longo de todas essas edições, uma excelente ferramenta para a tomada de decisões. Passada essa etapa, continuamos o acompanhamento com grupos intensivos de OP (Orientação Profissional), para alunos que eventualmente ainda estejam em dúvida quanto as suas escolas", concluiu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário