sábado, 20 de agosto de 2022

Olinda terá Carnaval especial para os 40 anos de Patrimônio Histórico



Olinda completará 40 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade com uma programação especial no mês de dezembro, já que a honraria foi concedida em 14 daquele mês, em 1982.

A celebração do aniversário dos 40 anos de Patrimônio Histórico de Olinda será na semana entre os dias 11 e 18 de dezembro. Na ocasião o Sítio Histórico vai transpirar ainda mais cultura, com manifestações culturais nos quatro cantos. Música (erudita e popular), gastronomia, literatura, artes plásticas e, claro, carnaval, estarão em evidência.

“Vai ser um festival aberto, inclusive com mesas temáticas sobre patrimônio histórico e um curso sobre conservação. Também vamos relançar o Manual do Morador e o Guia de Conservação compilados num mesmo volume”, explica o secretário executivo de Patrimônio de Olinda, Odin Neves. O projeto também prevê o envolvimento dos ateliês da Cidade Alta, além dos bares e restaurantes.

E para deixar tudo pronto para receber visitantes e turistas, a Prefeitura está tocando uma nova edição do Projeto Pinte Seu Patrimônio. A seleção dos imóveis já foi feita e o estágio atual é para capacitar a equipe que ficará responsável pela pintura, já que o manuseio do material é diferente da pintura tradicional. A previsão do início das atividades é para o próximo mês.

O caminho para Olinda se tornar Patrimônio Histórico Mundial começou em 1937, quando os principais monumentos do Sítio Histórico foram tombados. A partir daí uma série de ações foram implementadas para preservação do conjunto arquitetônico, histórico e cultural da cidade.

Em 1980, o Congresso Nacional concedeu à cidade o título de Monumento Nacional. Dois anos depois, a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Histórico e Cultura da Humanidade, tornando-se a segunda cidade brasileira a receber tal honraria, após Ouro Preto (MG). “Os refinamentos elaborados da decoração das principais estruturas arquitetônicas contrastam com a charmosa simplicidade do casario pintado de cores vivas ou com as fachadas revestidas de azulejos”, disse a UNESCO, sobre a Marim dos Caetés.

HISTÓRIA

Olinda foi fundada no dia 12 de março de 1535 por Duarte Coelho, então donatário da Capitania de Pernambuco. No Século XVI era a capital pernambucana e o principal polo econômico do Brasil Colonial, quando comportava toda produção dos engenhos de cana de açúcar da Capitania.

A riqueza atraiu os holandeses, que invadiram a então vila em 1630, incendiando-a no ano seguinte. A reconstrução começou em 1654 quando os invasores foram expulsos. A condição de cidade veio em 1676, quando foi construída a Diocese de Pernambuco, dando início a um século de reconstrução e fomento cultural.

Entre os principais monumentos destacam-se a Igreja da Graça, a Catedral Sé de Olinda, a Basílica e Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Igreja do Carmo de Olinda, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o antigo palácio episcopal, hoje o Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário