quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Ouça os Contos da Terra e Sol, primeiro álbum solo do músico piauiense Jean Medeiros.



Jean Medeiros é guitarrista, arranjador, compositor e educador musical. Atuante na esferas acadêmica e artística há pouco mais de uma década, coleciona assinaturas em vários trabalhos fonográficos e audiovisuais de artistas piauienses dos mais diversos nichos; também já se apresentou em várias regiões do país fazendo parte das mais diversas formações, como bandas, cameratas e big bands.

Seja nos projetos que acompanha ou no Monduá Quarteto, grupo instrumental do qual é um dos fundadores e que lançou seu EP de estréia, “Floresta” em 2020, Jean expressa melodias, ritmos e harmonias com sua guitarra. “Sentimentos que indicam dores, alegrias, lembranças e tudo o que está conosco, sobre nós e dentro de nós. Sentir essa energia vindo de si, passando pelos braços, fundindo-se ao instrumento e retornando ao corpo através dos ouvidos é de fato algo maravilhoso”, afirma o músico

Atualmente, Jean Medeiros se prepara para lançar o seu álbum solo de estréia. Intitulado “Contos de terra e sol”, o trabalho instrumental conta com oito músicas autorais marcadas pela presença das sonoridades do jazz brasileiro, música nordestina e universal, baião, samba, folclore e indie. O trabalho fala sobre momentos marcantes vividos em sua terra natal, conhecida pelo calor do seu sol e de seu povo. “O que de fato fez com que minha viagem ao Piauí se tornasse apenas de ida foi, no fim das contas, a música piauiense. O Piauí vai bem demais e sempre foi. Aqui tive oportunidade de ter contato e trabalhar com músicos e compositores realmente maravilhosos e isso fez com que a influência sobre o meu som fosse tão branda a ponto de se tornar uma sinergia sem forma”, afirma o artista.

No álbum Contos de Terra e Sol, Jean mostra um pouco sobre ele artística e intimamente. “A primeira faixa, homônima do álbum, veio por meio de um banho de terra (literalmente) do meu avô materno e é fruto de uma reflexão sobre a condição do ser humano, suas necessidades e construções”, comenta o artista. “Resolução, a segunda faixa, fala sobre o momento em que houve, de fato, a constatação de que o meu caminho seria a música”, complementa Jean. Ao longo das 8 faixas, faixas que remetem à sua família e amigos, como “Um Som Pra nós” e “Meia noite e vinte e quatro”, que “remete a chegada de um amor ainda desconhecido e avassalador. que transformou as batidas do coração em música e as deu ambas, pulso e som, de presentes para minha filha”, comenta o emocionado artista. Outras canções tem  temas que remetem ao nordeste, como a presença do pássaro “fogopagô”, que dá nome a uma das faixas. Ou a presença rítmica da região, como em “Pau de Chuva”, “uma canção com forte influência do bumba meu boi e da música regional em fusão com outros estilos”, explica o compositor. 

Contos de Terra e Sol é um trabalho especial, que remete ao íntimo da música brasileira e regional. Acompanhado por uma banda plural, que conta com Frederico Heliodoro (baixo), Thiago Ueda (teclado) e Ajurinã Zwarg (bateria). E cercado de ótimas participações especiais de artistas de diversos estados do Brasil. Um álbum com um olhar para dentro, de um país cheio de cultura.

Ouça Aqui

Acompanhe o trabalho do Jean no instagram: @jeanmedeirosmusic

Ficha Técnica:

Composto e arranjado por Jean Medeiros

Ajurinã Zwarg (RJ), bateria em todas as faixas

Thiago Ueda (PR), teclado em todas as faixas

Frederico Heliodoro (MG), baixo em todas as faixas

Rafael Fortes (RJ), saxofone nas faixas 2 e 6

Lucas Rolim (PI), percussão nas faixas 2, 3, 4 e 7

Sorane Costa na voz (PI), voz nas faixas 3 e 8

João Filho (PI), flauta na faixa 5

Cris Lima (PB), acordeon na faixa 7

Jean Medeiros (PI) guitarra em todas as faixas, violão nas faixas 3 e 6 e voz nas faixas 1, 2 e 4.

Cássio Carvalho, captação

Igor Barreto, mixagem e masterização

Jardel de Castro (capa).

Jaraguá (lançamento e distribuição)



Nenhum comentário:

Postar um comentário