sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Dia do(a) psicólogo(a): a importância da profissão e do processo da psicoterapia



Dia 27 de agosto é celebrado o Dia do(a) Psicólogo (a), profissionais capacitados que, por meio da escuta, ajudam as pessoas a lidarem com as emoções e a levá-las a padrões de vida mais saudáveis.
Além da reflexão sobre a importância desse profissional, nesta data, também vale destacar a relevância da psicoterapia na vida das pessoas. Existe ainda uma certa rejeição e até mesmo um preconceito em relação a essa atividade, que só vem para ajudar.

Segundo a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira: “A psicoterapia é um espaço em que a pessoa tem para falar sobre o que necessita, se ouvindo ao tempo em que fala. Sem sofrer julgamentos e mediado por um profissional que tem a escuta como maior instrumento de trabalho. Essa escuta profissional permite que o dito e o não dito possam ser considerados nesse processo”, explicou ela.

Quando passamos por situações traumáticas, como o luto, esse acompanhamento pode se fazer necessário, pois muitas vezes quem perdeu algum ente querido, vai precisar de um espaço para expressão de dores e memórias para que o processo possa caminhar. A psicóloga ressalta que o luto é um processo necessário quando se perde alguém querido, mas também transitório. Cada um vive a sua maneira e é importante buscar mecanismos que ajudem nessa trajetória.

Morada do Cuidado

Sabendo a importância desses profissionais e pensando em ajudar aqueles que estão passando pela jornada do luto, o Cemitério e Crematório Morada da Paz oferece, por meio de sua plataforma Morada do Cuidado, apoio especializado em luto. Através da ferramenta digital, o público vai encontrar conteúdos, programas e recursos gratuitos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados.

O Morada do Cuidado fornece recursos e informações que podem auxiliar na vivência após a perda de um ente querido. Na aba “Trilhas”, o público vai acessar conteúdo em vídeo, em 15 módulos, desenvolvido por especialistas na psicologia do luto, que buscam orientar os enlutados sobre a experiência que estão vivendo. Já no item “Projetos”, os usuários poderão conhecer as iniciativas do Morada da Paz que oferecem conteúdos especializados e informações seguras sobre o universo do luto: “Chá da Saudade”, “O que fazer em caso de morte” e “Turma do Vilinha”.

Para saber mais acesse www.moradadocuidado.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário