terça-feira, 29 de março de 2022

Podcast Clarins encerra temporada sobre as mulheres que fazem o Carnaval



A costureira Janete, que durante 25 anos preparou fantasias, concedeu entrevista para o Clarins, antes de falecer em plena quarta-feira de Cinzas, neste 2022.

Tantas vezes reconhecemos artistas pelo lugar de destaque, pelo brilho, pela luz que lhes é concedida. Mas o Carnaval é repleto de protagonistas que povoam os bastidores, distribuindo, cada um à sua maneira, as fantasias que vestem não apenas o corpo. Foi pensando em contar histórias de mulheres que ocupam esse lugar no Carnaval de Olinda que surgiu a primeira temporada do podcast “Clarins: quem faz teu Carnaval?”. No último episódio, que vai ao ar nesta quarta-feira (30), uma conversa com Janete, costureira de mão cheia que deu formas à criatividade, ilusão ou capricho de muita gente, preparando fantasias durante 25 anos. Ela, que durante tantos anos viveu para a folia de momo, se despediu no período em que seria celebrado o Carnaval neste 2022, falecendo de um mal súbito em plena quarta-feira de Cinzas.

A mini-série, com quatro episódios, está disponível nas plataformas do Spotify, Youtube e no site do projeto https://projetoclarins.wixsite.com/inicio. Além de Janete, a produtora cultural e apresentadora do podcast, Gabriela Izidoro, entrevistou também Ítala, fundadora e vice-presidente do Maracatu Nação Camaleão, Julieta Mergulhão, fundadora do Sambadeiras, e Zeinha, tapioqueira do Alto da Sé, responsável por alimentar tantos brincantes, carnavalescos e carnavalescas que se esbaldam na folia de momo.

A iniciativa, idealizada pela produtora cultural, Gabriela Izidoro, teve início no mês de fevereiro, convidando os ouvintes a conhecer e refletir sobre as práticas culturais a partir de quem faz acontecer nos seus mínimos detalhes, buscando valorizar as ações dessas mulheres, conhecer seus modos de organização e suas trajetórias de vida. “Senti uma responsabilidade enorme em entrevistar essas mulheres e tentar traduzir um pouco de tanta vivência de cada uma, com suas dores, conquistas, experiências. Eu fiquei muito emocionada quando saí de cada entrevista, porque são muitas histórias, muitas visões da cidade. E pra mim, que sempre fui dos bastidores, percebi como é importante dar visibilidade a quem também costuma estar diluído na multidão”, comenta Izidoro.

O projeto é realizado com recurso da Lei Federal 14.017/2020 Lei Aldir Blanc através da secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda. 

Idealização -  Gabriela Izidoro é produtora cultural desde 2009, com experiência em gestão e execução de projetos, atua em diversas linguagens culturais. Realizou nas artes visuais a idealização do “Confluência - Encontro de Olhares” e o “Cores do Vale do São Francisco”. Ainda nas artes visuais, integrou a equipe local de diversas exposições, dentre elas: Athos Bulcão - Tradição e Modernidade; Arnaldo Antunes - Palavra em Movimento; Tomie Othake – Cor e Corpo e Henri Matisse – Jazz. Nas artes integradas foi coordenadora do Continuum – Festival de Arte e Tecnologia e também realizou a Curadoria de Oficinas e Mostra de Vídeo em 2014. Também produziu a pré-conferência da ONU, intitulada UTC - Urban Thinkers Campus Recife, nos anos de 2015 e 2017.

Serviço:

Podcast Clarins: Quem faz teu carnaval?

Disponível em: https://projetoclarins.wixsite.com/inicio, Spotify e Youtube. 

Informações: molluscaproducoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário