quarta-feira, 23 de março de 2022

Março Amarelo: Mês de Conscientização da Endometriose



Chegou o Mês de Conscientização da Endometriose, o Março Amarelo. O que a população precisa saber sobre a doença que atinge milhões de mulheres no Brasil e no mundo?  O Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco – CEHP deu início à campanha do Março Amarelo e vai promovendo diversas atividades gratuitas de orientação à população.
Nos dias 24 e 29 de Março, por exemplo, o CEHP (Recife) em parceria com a CMulher (Caruaru) promovem dois encontros presenciais, abertos ao público e com inscrições gratuitas, sendo um no Recife (29/3), às 18 horas e outro em Caruaru (24/3), com presença de profissionais de diversas áreas para debater sobre os cuidados com a endometriose, dos sintomas ao tratamento da doença, passando pela prevenção, encontro intitulado “EndoEncontro”. As pessoas interessadas em participar já podem fazer sua inscrição pelos fones (81) 3128.3899 ou pelo whatsapp (81) 98189.3899.

ENDO ENCONTRO RECIFE - O EndoEncontro no Recife será no dia 29/03, no auditório do Empresarial RioMar Trade Center, no bairro do Pina, a partir das 19h, aberto ao público, com inscrições prévias (GRATUITA) e capacidade limitada de público, seguindo todos os protocolos sanitários.


ENDO ENCONTRO CARUARU - No dia 24/3, o EndoEncontro ocorrerá em Caruaru, na capital do Agreste, em dois horários, às 14h e às 20h, aberto ao público, e também com inscrições prévias (GRATUITAS) e capacidade limitada de público, seguindo todos os protocolos sanitários. Local será confirmado nos próximos dias.

LIVE - Ainda dentro das atividades do Março Amarelo, no dia 15/03, o CEHP promoverá uma Live com presença dos Médicos Ginecologistas Dr. Neidson Menezes (PE), que é cirurgião e Diretor Médico do CEHP e do Dr. Sidney Pearce (CE), Diretor Clínico e fundador do Núcleo de Endometriose do Ceará e também Membro Titular da Sobracil (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica). A LIVE ocorrerá às 20h no pelo instagram do CEHP (@cehp.endometriose).

O que é a Endometriose?

A Endometriose atinge milhões de mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, no Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres têm a doença, cujo diagnóstico pode demorar até sete anos, entre o início dos sintomas e o diagnóstico. O cuidado individualizado para pacientes com dor na pelve deve incluir avaliação e plano de tratamentos multidisciplinares que se concentrem na limitação do risco da recorrência e na melhoria da qualidade de vida.


A doença é definida pela presença de glândulas e estroma endometrial fora da cavidade endometrial e na musculatura uterina. A aparência cirúrgica varia significativamente, desde bolhas superficiais a fibroses infiltradas.

Pode se manifestar incidentalmente em pacientes assintomáticas ou mais comumente em mulheres em idade reprodutiva que se queixam de dor pélvica crônica e/ou subfertilidade. 

A endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, ou seja, 50% das mulheres com endometriose têm infertilidade e 50% dos casos de infertilidade feminina podem ter a endometriose como uma das principais causas. O CEHP conta com atendimento humanizado e acolhedor, ambientes confortáveis e modernos, com tecnologia de ponta, que promovem bem estar, com precisão no diagnóstico e eficácia no controle da patologia, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida às pacientes.

SOBRE O CENTRO DE ENDOMETRIOSE DE PERNAMBUCO – PIONEIRISMO NO ESTADO

Pernambuco ganhou em 2019 o seu primeiro Centro de Endometriose e Histeroscopia, o CEHP, sob o comando do ginecologista Dr. Neidson Menezes, especialista em Ginecologia e Obstetrícia. O CEHP chegou com a proposta de atendimento e acolhimento diferenciado com equipe multidisciplinar para uma patologia complexa e de grande relevância para toda mulher portadora da Endometriose.  O Centro funciona no Empresarial RioMar Trade Center, Zona Sul do Recife.  “O CEHP representa um caráter pioneiro no Estado de Pernambuco por enfrentar a doença com acompanhamento personalizado, desde o diagnóstico até o tratamento clínico, cirúrgico, pós-cirúrgico e com terapias complementares. Uma iniciativa que já vem sendo construída há muitos anos. Vemos estudando e monitorando o quadro da Endometriose em vários estados do Sudeste e Nordeste. Infelizmente, existe hoje no mundo uma população de 200 milhões de mulheres portadoras de Endometriose. Pensar na patologia é um desafio nosso em Pernambuco e em todos os estados do país. Nosso grande desafio é restaurar a qualidade de vida dessas mulheres”.

De acordo com o médico, o CEHP disponibiliza serviços de ultrassonografia para mapeamento da endometriose profunda, além de um quadro composto de profissionais, entre eles ginecologistas, coloproctologistas, anestesistas, fisioterapeuta pélvico, nutricionista funcional, psicólogo especialista em dor, além de serviço de Nurse Care, com enfermagem personalizada.

O Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco fica localizado na Torre 3 do Empresarial RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife.


SOBRE A CLÍNICA CMULHER CARUARU

A Cmulher é uma clínica especializada na realização de Histeroscopia Ambulatorial Diagnóstica e Cirúrgica, estando preparada para receber suas pacientes com conforto e segurança.

A clínica dispõe de equipamentos modernos, equipe médica especializada, pessoal técnico continuamente treinado e completa estrutura que garante a segurança de um ambiente hospitalar.

OS DIFERENCIAIS DA CMULHER: HISTEROSCOPIA AMBULATORIAL DIAGNÓSTICA E CIRÚRGICA, HISTEROSCOPIA SEM DOR, HISTEROSCOPIA COM CORRENTE BIPOLAR E HISTEROSCOPIA COM IMAGENS EM FULL HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário