sexta-feira, 20 de março de 2020

Thiago Pethit lança nova versão de Romeo: ouça Romeo+

Um sample de si mesmo. É isso o que Thiago Pethit apresenta na faixa Romeo+,  novo single do artista paulistano que chega nesta sexta (20) nas plataformas streaming. Uma nova versão de Romeo,  originalmente lançada no álbum Rock’n’Roll Sugar Darling  (2014), ganhou ares da sonoridade do disco mais recente do artista, Mal  dos Trópicos - Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação (2019), trabalho que fala sobre o amor em tempos de guerra e cólera, sobre o amor no fim do mundo. Além disso, Romeo+ tem sample da inédita Tão Só, música gravada originalmente para entrar no álbum, mais que foi descartada. Ouça Romeo+  

Com produção de Augusto Passos, baixista que trabalha com Pethit, e também assina como produtor musical do show de Mal dos Trópicos, a versão de Romeo apresentada nesta turnê é uma das faixas do setlist que ganharam samples no palco. “Quando montamos o show, eu e o Augusto, começamos a levar o conceito de samples clássicos do disco para reconstruir outras músicas ao vivo. Como não são registros comercializados em disco, essa liberdade de usar coisas mais conhecidas é maior. Misturamos trechos de gravações da Billie Holliday na versão de Mares da Espanha (Angela Roro), incluímos um trechinho da Elizeth Cardoso cantando Manhã de Carnaval em Mal dos Trópicos e por aí vai”, conta Pethit. Neste embalo, ao pensarem em Romeo, Pethit decidiu fazer um sample de Tão Só, faixa que foi gravada em 2018 e, a princípio, seria para a tracklist de Mal dos Trópicos. “Depois, com o disco todo pronto, eu não consegui  imaginar ela ali dentro, parecia fora da narrativa do disco. Tive a sensação de que ela não estava pronta, que faltava algo. Achei melhor guardar para um outro momento, outro trabalho. Mas a produção e os arranjos de cordas e sopros eram tão bonitos que fiquei com vontade de usar em algum outro lugar”, lembra o compositor.
Então, em Romeo+, Thiago Pethit criou uma colagem entre os seus trabalhos, além de um mashup de Girassóis de Van Gogh, de Baco Exu do Blues: “tem samples originais da gravação de 2014 e muitos do arranjo de "Tão Só".  Gostei tanto da versão e desses arranjos. A música ganhou outro clima, mais bluesy e sexy, uma coisa mais escura com luzes de neon. Adoro o fato de pensar o conceito de sample a partir de mim mesmo. Deu esse desejo de oficializar a gravação e incluir esse mashup de Baco Exú do Blues, que dialoga tão bem com a letra de Romeo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário