segunda-feira, 23 de março de 2020

Por que os idosos são mais vulneráveis aos vírus?


Com a crescente subida do Coronavírus por todo o Brasil e, consequentemente, no nordeste, idosos e seus familiares estão em quarentena. Muitos desses idosos têm quadros de demências. 

  
Pensando neste público, o Serviço de Geriatria e Reabilitação (SERGERE) do Centro Clínico do Hospital Memorial São José, no Recife/PE, lançou a cartilha "Quarentena sem perda funcional: guia de atividades com idosos com comprometimento cognitivo".
  

O guia pode ser baixado gratuitamente no Instagram: @sergere.recife  

A cartilha foi produzida com a equipe multidisciplinar do SERGERE e coordenação científica da Médica Geriatra Fátima Knappe, além das também geriatras Gabriela Rabelo e Mayara Dourado.

Enviado pela assessoria de imprensa
Jademilson Silva
Ver essa foto no Instagram
Por que os idosos são mais vulneráveis aos vírus? Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde abordam que as pessoas idosas são afetadas pelos maiores índices de letalidade quando atingidas pelo novo coronavírus. A médica geriatra do Serviço de Geriatria e Reabilitação do Hospital Memorial São José, Gabriele Rabelo, informa os pontos principais pelo fato dos idosos serem mais vulneráveis: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅O sistema imunológico do idoso possui adaptações inerentes ao envelhecimento que acabam aumentando o risco de infecções respiratórias por si; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅Menor força muscular, incluindo dos músculos respiratórios; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅Maior prevalência de várias doenças crônicas associadas, podendo já ter complicações dessas doenças; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅Maior risco de apresentar sonolência como sintoma de qualquer infecção, mesmo que leve. Isso está relacionado a pior prognóstico clínico, além de aumentar o risco de broncoaspirações e infecção secundária pulmonar; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅Dependência de suas atividades de vida diária – o que aumenta o risco de contaminação com quem cuida e também ser fator relacionado a pior prognóstico e maior fragilidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quer saber como se proteger? Confira as dicas de como se manter saudável durante essa pandermia. #geriatria #geriatriaegerontologia #corona #saudedoidoso
Uma publicação compartilhada por SERGERE (@sergere.recife) em


Nenhum comentário:

Postar um comentário