Enquanto o mundo luta contra a pandemia do Covid-19, empresas de tecnologia estão oferecendo ferramentas para melhorar o home office, facilitando o isolamento social e contribuindo para a prevenção da doença.
Para facilitar a vida dos trabalhadores que irão recorrer ao home office - ou seja, trabalharão de casa -, o Google liberou o acesso gratuito à categoria avançada do Hangouts Meet para todos os clientes do G Suite e G Suite for Education até 1º de julho de 2020. E a companhia está trabalhando para dar suporte a mais transmissões ao vivo e públicas no YouTube.
Ferramentas tecnológicas ajudam as equipes a se comunicarem e ao gestor controla melhor o trabalho. Também é possível utilizar os aplicativos de mensagens como Telegram e WhatsApp, além dos tradicionais e-mails e de plataformas como Google Docs, Asana e Trello, que ajudam a gerenciar equipes, atribuindo tarefas para cada membro através das ferramentas.
E a gestão financeira do negócio também pode ser feita de qualquer lugar com o uso de plataformas na Nuvem. É o caso do YpControl, sistema paraibano de controle financeiro que facilita a organização e gestão das micro e pequenas empresas. De forma objetiva, simples e direta, permite ver o fluxo de caixa, fazer conciliação bancária, emissão de boletos e notas fiscais integradas, além da gestão de contratos. Como funciona na nuvem, o usuário não precisa investir em infraestrutura de TI e suas informações podem ser acessadas com segurança, a qualquer momento, de dispositivos conectados à Internet, ajudando na manutenção da saúde financeira dos negócios de qualquer lugar.
Além disso, para se manter produtivo nesse período, é necessário manter a calma. “Ninguém consegue produzir focando no caos, então o cenário ideal é direcionar o foco da atenção para o que pode produzir, contribuir, e isso é o que faz a diferença. Estar tranquilo e bem não significa estar alheio, mas ser capaz de tomar boas decisões e ser produtivo diante a situação”, esclarece Anne K, fundadora do Instituto K.
Veja algumas dicas de como gerir melhor a equipe no Home Office:
1 - Certifique-se que toda a equipe tem os recursos necessários para a atividade, como computador e internet.
2 - Defina quais ferramentas serão utilizadas e como. Por exemplo, a equipe pode utilizar o Hangouts para uma reunião, delegar as atividades através do e-mail e usar algum aplicativo de mensagens apenas para lembretes ou comunicados urgentes.
3 - Manter a rotina. É fundamental que os horários de trabalho sejam respeitados da mesma forma no home office, para que não haja prejuízo nem para o colaborador, nem para o empregador.
4 - Para os gestores, é importante ficar atento a produtividade. As plataformas online de tarefas e de gestão financeira podem ajudar. Caso seja necessária alguma cobrança, uma videoconferência ou uma ligação para o funcionário podem tornar a comunicação mais eficaz.
5 - Para o colaborador, vale ficar atento ao local de trabalho em casa. Uma mesa organizada e um ambiente fresco e sem distrações ajudam a dar um foco no trabalho que deve ser feito.
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