sexta-feira, 27 de março de 2020

Acervo Musical resgata obra de mulheres que fizeram trilhas sonoras históricas

Na edição que encerra o mês de março, dedicado às mulheres, o programa Acervo Musical homenageia interpretações femininas marcantes nesse sábado (28), às 21h, na TV Brasil. A produção recorda performances históricas de mulheres que inspiram as novas gerações.

O quarto episódio da série produzida pela emissora pública resgata o legado de personalidades que já partiram como Clementina de Jesus e Elis Regina além de apresentações de grandes artistas contemporâneas como Fafá de Belém, Eliana Pittman e Joyce Moreno.
Apresentado por Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira, o programa traz repertório que se popularizou pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.
Uma das artistas celebradas pelo Acervo Musical é a cantora Clementina de Jesus que começou sua carreira no samba aos 63 anos após décadas de trabalho como empregada doméstica. Ela abriu portas para tantas outras mulheres que vieram depois dela na cena musical a partir do seu exemplo.
O tributo também recupera uma sensível performance de Elis Regina que entoa a canção "Madalena" com sua voz inconfundível em um especial produzido em 1988 para valorizar a obra da Pimentinha. A musa foi homenageada pela TVE/RJ no programa "Elis vive".
A paraense Fafá de Belém despontou no universo cultural nos anos 1970 e a emissora pública faz uma justa homenagem à diva apresentando sua participação em 2006 no programa Conversa Afinada, exibido na telinha da TVE/RJ, com a versão da música "Mulheres de Atenas", composição original de Chico Buarque.
Eliana Pittmam prepara um novo disco depois de quase duas décadas longe dos estúdios. O programa da TV Brasil recorda uma performance da cantora em 1987 no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Ela interpreta "Geni e o Zepelim", clássico de Chico Buarque no histórico musical "Ópera do malandro".
No quadro "Pérolas da Rádio", a atração relembra um trecho do programa "Bossamoderna", conduzido pelo crítico musical Tárik de Souza, na Rádio MEC. Além de comentários do apresentador, a produção recupera uma performance de Joyce Moreno que entoa "Me Disseram".
Sobre a série
Canções que estão na memória afetiva do público ganham uma nova janela na TV Brasil com a pré-estreia da série Acervo Musical, produção que recorda trilhas sonoras que marcaram época com análise e descontração.
O programa resgata obras que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.
A cada episódio, os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam um tema para revisitar o acervo da comunicação pública e trazer à tona lembranças que fizeram história. A dupla traz gravações raras, destaca informações sobre as obras e analisa a importância para a cena cultural de composições inesquecíveis.
Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2020, a nova produção realizada pela TV Brasil tem exibição especial de dois episódios na programação de verão que vai ao ar na emissora pública.
As edições anteriores do Acervo Musical estão na página do programa no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv. Esse conteúdo também pode ser assistido no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.
Serviço
Acervo Musical – sábado, dia 28/3, às 21h, na TV Brasil
Acervo Musical – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário