sexta-feira, 20 de março de 2020

Juliana Cortes dá pontapé inicial em novo disco com o single Andorinhas

Sucessor dos disco Invento (2013) e Gris (2016), o novo álbum da cantora e compositora Juliana Cortes ganhou o título  Álbum 3 e apresenta o primeiro single: Andorinhas é a faixa escolhida que chega hoje (20) em todas as plataformas streaming. A canção é um poema musicado, escrito por João Ortácio e Guilherme Becker, que repete a seguinte frase “Andorinhas bêbadas de querosene nadam na fuligem do ar de SP”. Para ouvir clique Aqui

O músico e produtor Ian Ramil assina a produção do disco e, com esse trabalho, dá início a parceria com Juliana, que, nos dois discos anteriores, trabalhou em algumas composições com o pai de Ian, o compositor gaúcho Vitor Ramil. 
Juliana conta que Andorinhas foi uma das primeiras músicas selecionadas para o álbum. “É o primeiro single porque representa uma fusão de linguagens mais minimalistas, que estão presentes no meus discos anteriores, com o olhar mais crítico do Ian”, conta Juliana. O arranjo da faixa foi criado em coletivo, a partir da audição da composição crua, registrada pelo próprio autor. O resultado é uma interpretação mais experimental, com vocal cantado em três oitavas:
 “registramos sensações e impressões daquele instante em conjunto, no estúdio. Da escuta, criou-se as camadas da rabeca e banjo que costuram toda a música. Andorinhas é uma faixa onde estão presentes todos os elementos do disco, especialmente na forma mais direta do meu canto. Além disso, a canção traz uma poesia singela que insiste em existir na dureza de um centro de uma cidade com suas tantas delicadezas", conta a artista. 
Três
O terceiro álbum da cantora curitibana Juliana Cortes é resultado de um processo de imersão artística que reuniu compositores e poetas de duas capitais sulistas brasileiras: Curitiba e Porto Alegre.
Buscando novas manifestações, interferências e experiências, Juliana Cortes convidou artistas dispostos a pensar e questionar as relações estético-culturais das suas cidades e de suas próprias produções para a criação de uma obra completa. De um lado, Estrela Leminski, Rodrigo Lemos e Juliana Cortes, de Curitiba. De outro, Ian Ramil, Guilherme Ceron, Zelito Ramos e Guilherme Becker da capital do Rio Grande do Sul. Em conjunto, após quatro dias de residência artística em Curitiba, 9 obras inéditas foram compostas para o registro no novo disco de Juliana Cortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário