quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Recife faz o maior Carnaval da história com recorde de 2 milhões de foliões

Na rua, no Recife Antigo e nos bairros, o folião recifense mostrou mais uma vez como se faz o verdadeiro Carnaval de Rua. Uma multidão de 2 milhões de brincantes curtiu nos polos oficiais da Prefeitura do Recife fazendo o mais democrático e plural Carnaval do mundo, com o recorde de público na noite de abertura.
Na boca e no coração do folião ficaram a decoração com o tema A Criança, o Circo e a Cultura Popular, que inspirou uma das mais belas montagens de palco do Polo do Marco Zero, a alegoria do Galo Gigante e grandes espetáculos, nos palcos e nas ruas. Ao todo foram mais de 3,2 mil apresentações.

O Palco do Marco Zero recebeu nomes como Lenine, Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado, Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche, Pitty, Mariene de Castro, Paralamas do Sucesso, Revelação, além dos homenageados do Carnaval Maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores, com média de público de 300 mil foliões por dia. Mesmo diante do volume de foliões o acesso ao Bairro do Recife foi facilitado por um esquema eficiente de trânsito, com ampliação do Táxi Metropolitano, nova rota do Expresso da Folia e pontos de Táxi e transporte por aplicativo.
Este ano o Carnaval do Recife contou com 46 polos ao todo. A festa nos bairros teve destaque no Ibura, onde Priscila Senna bateu outro recorde de público, atraindo mais de 20 mil pessoas na noite de ontem. No palco da Várzea, por onde passaram atrações como Devotos e Paralamas do Sucesso, a média de público foi de 10 mil a 18 mil pessoas. A noite mais movimentada foi a da segunda-feira, quando Marcelo Falcão se apresentou no polo.Símbolo de cultura e resistência, Brasília Teimosa confirmou sua vocação para as celebrações culturais, com uma média de público de 8 mil a 10 mil pessoas, que festejaram Momo ao som de Nação Zumbi e Nando Cordel.
A operação de limpeza teve foco na sustentabilidade, aumentando em 150% a quantidade de material reciclável recolhida nos polos de folia. O projeto Bora Reciclar! cadastrou um total de 531 catadores de material, com apoio e pagamento de diárias de trabalho, além do apurado com o material recolhido. Ao todo, 31 toneladas de resíduos sólidos foram encaminhados para reciclagem. Ano passado, a operação da Prefeitura do Recife já havia reaproveitado 12 toneladas de material. Da noite de abertura até o arrastão do frevo, 529 toneladas de lixo foram recolhidas durante o Carnaval.
Festa que atrai visitantes dos quatro cantos do planeta, o Carnaval do Recife também agradou aos turistas: 97% dos visitantes disseram que recomendariam o Carnaval do Recife para amigos e parentes e 95,7% alegaram que voltariam para a festa recifense. Um total de 93,5% avaliou positivamente a festa e 91,4% afirmou que o Carnaval do Recife superou ou atendeu as suas expectativas. Ainda segundo o Cipec, o gasto médio do turista foi de R$ 265,60 em um dia, sendo a maior para consumo de bebidas ou comidas. Nos hotéis, a ocupação superou as expectativas e foi para 98%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).
MARCO ZERO – Já na noite de abertura do Carnaval 2020, na sexta-feira (21),  o brega fez sua estreia histórica no palco do Marco Zero, grandiosa estrutura montada para celebrar Momo na cidade.
Em cima do palco, Antônio Nóbrega abriu a noite com um espetáculo contundente e emocionante, celebrando a cultura e a vocação do Nordeste para a resistência, fazendo críticas diretas à política nacional. A noite encerrou com a apresentação de Priscila Senna, que atraiu um numeroso público para prestigiar a ascensão da efervescente cena brega da cidade ao palco do Marco Zero.
O palco foi uma atração à parte. Com 19X18 metros de área cênica, 42 metros de fachada frontal, a estrutura montada no Marco Zero recebeu 100 toneladas de som e 230 metros de painéis de led, que formaram uma moldura para o palco, em formato de lona de circo, dialogando com a decoração e com o tema da festa.
No sábado, as mulheres tomaram conta do palco mais bonito que o Carnaval do Recife já viu. Pela primeira vez, a programação do principal polo da festa deu voz e vez somente a atrações femininas, com grandes e históricas apresentações de Elza Soares, Gaby Amarantos, Nena Queiroga e convidadas, além das artistas da nova cena da música pernambucana que apresentaram o espetáculo A Dita Curva, como Flaira Ferro, Isadora Melo e Isaar, e da participação especialíssima de Gretchen, que estrelou a campanha contra o assédio promovida pela Prefeitura do Recife neste Carnaval.
Até a madrugada desta quarta-feira ingrata, mais de 20 grandes atrações nacionais e locais, como Pitty, Mariene de Castro, Paralamas do Sucesso, Lenine, Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado, Revelação, Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche, o homenageado Edson Rodrigues e o DJ 440, que levou sua Terça do Vinil para os intervalos da programação de ontem, comandaram a festa da tradição e da paz, a mais bonita que o Recife já fez no Marco Zero.
Como reza a tradição de Momo, a programação do Marco Zero acabou com a multidão de acordes do Orquestrão, comandado por Spok, na manhã de hoje, arrastando os mais valentes e inconformados foliões.
Agremiações
Em todos os polos, mais de 1.185 apresentações de bois, caboclinhos, maracatus, ursos, blocos e clubes de frevo tomaram conta da cidade. No Corredor do Frevo, no Recife Antigo, mais de 130 blocos e agremiações se apresentaram nos quatro dias da festa, a partir das 16h.
Polos infantis
Nas tardes do Recife Antigo, a festa foi dos pequenos foliões, que contaram com várias atividades circenses ao longo de todos os dias de festa, na Praça do Arsenal. Na terça, teve também show de Tio Bruninho, Ilana Ventura e Carol Levy.
No Segundo Jardim e nos parques da Jaqueira, Santana e Macaxeira, a festa para as próximas gerações de foliões também foi animada, com público médio de 2 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário