terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Abram Alas: Galo da Madrugada inicia o carnaval exaltando a Arte, a Cultura Popular, o Frevo e a Sustentabilidade

Com um banquete de ritmos que tem o frevo como o prato principal, o Galo da Madrugada anuncia todas as suas novidades e o clã de artistas que agita os foliões nos 6km de percurso de seu 43º  desfile. Na avenida exaltando a “Xilogravura no Cordel do Frevo”, a maratona carnavalesca mais conhecida do mundo em 2020 homenageia o artista pernambucano J. Borges e começa seu grandioso desfile, pontualmente às 9h. Para esta edição, estima-se que o número de foliões do bloco se mantenha acima dos dois milhões.

O Galo da Madrugada mantém sua tradição de ter artistas genuinamente pernambucanos no comando dos trios. Para incrementar o intercâmbio cultural, a maioria desses artistas convidam ícones da música nacionalmente conhecidos para participar da grande manifestação pernambucana. 
Entre os nomes confirmados em 2020, estão os cantores Romero Ferro, Michele Melo,Pablo Vittar, Marcelo Falcão, André Rio, Fulô de Mandacarú, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Galo Preto, Bia Villa Chan, Armandinho, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Caju e Castanha, Lima Neto, Dani Veroli, Ed Carlos, Marrom Brasileiro, Nádia Maia,  Maestro Forró, Geraldinho Lins, Asas da América, Gerlane Lops, Banda Pinguim, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Quinteto Violado, Catarina Rosa, Som da Terra,Erico Brás, Benil, Irah Caldeira, Nono Germano, Fabiana Pimentinha, Banda Luará, Diego Cabral, Orquestra Universal, Orquestra Perfil, Turma do Pinguín, Banda Inove e Telmo Santiago.
O cortejo do Galo começa com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos que este ano percorrem todo o trajeto do bloco revelando de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há mais de 30 anos por essa missão. 
Os carros serão representados pelos temas: "Xilogravuras e Cordéis" (clarins e trombetas anunciam o início do desfile); “Abre Alas” (destaca um Galo de cinco metros e seus foliões); “Feira de Cordel” (representa o deslocamento dos cordelistas na divulgação da sua arte); “A Passarada” (retrata a fauna e a flora do Sertão que inspiram os cordelistas e xilogravuristas); “Sertanejo” (representa a migração do povo do Sertão); “O Monstro do Sertão” (narra a difícil luta do povo que vive sob um sol causticante). 
O PERCURSO
Como de costume, também no início do desfile, toda a diretoria, autoridades, imprensa colaboradores e parceiros se reúnem no Café da Manhã do Galo, que ocorre no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. Após o café, a primeira ala sai da Avenida. Sul, 751 (Galpão do Galo), no sentido do Viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto), onde segue o tradicional trajeto. É a partir das 09h que todas as alegorias, carros e trios começam a seguir o percurso que toma o Recife, até desaguar toda sua euforia carnavalesca, no mar de gente que encerra o bloco na Avenida Guararapes. 
O roteiro do Galo da Madrugada de 2020 ocupa as ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo.
1. Travessa do Forte
2. Forte das Cinco Pontas
3. Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4. Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
5. Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
6. Avenida Sul (sentido Afogados)
7. Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
8. Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9. Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10. Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
11. Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12. Praça da Independência
13. Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14. Rua do Sol (sentido Praça da República)
15. Rua do Imperador (Dispersão)


SELO GIGANTE GUARDIÃO DA CULTURA
Através do Selo Gigante Guardião da Cultura, o Galo da Madrugadavai homenagear importantes nomes e manifestações da cultura popular do estado, à exemplo do Mestre Artesão J. Borges, do Mestre Galo Preto, embolador e Patrimônio vivo de Pernambuco, das indígenas Carmem Fulni-ô, Jaqueline Xukurue Cléo Pankararu, que representam a ancestralidade cultural do Estado e Caju e Castanha, dupla de emboladores reconhecida internacionalmente. No sábado, os Guardiões da Cultura virão em destaque nos seis carros alegóricos do desfile, reforçando o processo  de valorização da cultura de Pernambuco, que a cada ano ganha mais importância na concepção do desfile. Na ocasião, o poeta e xilogravurista Mestre Dila de Caruaru, falecido em dezembro de 2019, também será homenageado.
Carnaval é sinônimo de alegria, irreverência e multiculturalidade, mas não são apenas boas lembranças que a festa deixa. Preocupado com impacto causado no meio ambiente, o Galo da Madrugada tem como missão em 2020, caminhar rumo a um carnaval mais sustentável, realizando diversas ações práticas que fazem parte do Plano Estratégico de Sustentabilidade do bloco. A coordenação do Plano de Sustentabilidade do Galo da Madrugada é assinada por Sérgio Xavier, ex secretário de Meio de Ambiente de Pernambuco e criador da Plataforma Circularis - Rede de Inovação para Economia Circular. 
Entre os destaques do Plano, está a parceria com o #VADELATA, movimento da Ball Corporation e Liga da Reciclagem (iniciativa da Novelis) que em 2020 assina a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval. 
Executada pelo o “Do meu lixo cuido eu”, em parceria com cooperativas locais será realizado uma grande ação de gestão de resíduos recicláveis do Galo da Madrugada, tanto em Recife quanto em São Paulo. A ação contará com cerca de 400 profissionais envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores de materiais recicláveis. Além disso, realizará um trabalho de educação ambiental entre os foliões. Agentes distribuirão sacolas recicláveis e darão orientações sobre como descartar corretamente os materiais recicláveis durante a festa. 
Após a coleta, os resíduos serão levados para ecopontos próximos aos blocos, onde serão separados, tratados e encaminhados à destinação correta. Em prol de um Carnaval infinitamente sustentável, a ação ressalta os impactos positivos da reciclagem para o meio ambiente e a importância do trabalho realizado pelos catadores de materiais para a economia circular. 
Outra ação do Plano é a compensação das emissões de CO2 dos trios elétricos, geradores e carros de apoio dos desfiles de Recife e São Paulo que será feita por meio do plantio de diversas árvores nativas. O bloco também determinou a completa extinção do uso de descartáveis nos camarotes oficiais do desfile.  
Este ano, o Galo também desfila com o Selo EU ME MANIFESTO PELO PLANETA. Idealizado pela curadora cultural e sustentável, Luciana Nunes, o Selo tem como missão aproveitar o engajamento em grande escala que o carnaval proporciona para inspirar, conscientizar e convocar os foliões do mundo a se manifestarem pelo planeta.  “A ideia é usar a força e a alegria do carnaval para transformar. Colocar em prática ações simples e impactantes que sensibilizem os foliões para se divertirem com responsabilidade sustentável”, reforça a curadora Luciana Nunes.
Carnaval da Transformação: Em uma ação inédita,catadores de materiais recicláveis abrem o desfile com a “Ala dos Catadores: Carnaval da Transformação”. Em homenagem a estes profissionais, a alegria e mística do carnaval, se mistura com as cores do circo em um esforço de vociferar a diversão aliada a responsabilidade ambiental. Dezenas de artistas circenses e catadores participam do abre-alas da brincadeira carnavalesca, que surge para mostrar de forma lúdica, que cuidar do planeta pode ser uma grande folia.
Trio da Sustentabilidade: O trabalho dos catadores também será destaque em um trio elétrico exclusivo que encerra o desfile na Avenida. O trio comandado pela cantora Margareth Menezes, será envelopado com temas ligados a consciência ambiental, sustentabilidade e tecnologia e será palco para os profissionais que trabalharam arduamente na reciclagem do lixo urbano.
O abre e o encerramento do Galo da Madrugada são realizações da Ball Corporation e Liga da Reciclagem, iniciativa da Novelis. O Galo da Madrugada também incentiva a escolha da latinha de alumínio durante a folia, já que é 100% e infinitamente reciclável e campeã de reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3%. Quando descartada corretamente, a latinha retorna ao mercado em até 60 dias.
SÃO PAULO: ONDE O GALO ESTÁ A CULTURA DE PERNAMBUCO DE FAZ PRESENTE
Outra novidade é que pela primeira vez, o blocoirá cacarejar a cultura pernambucana em solo paulistano. O Galo estreia em São Paulo no dia (25/02) em um intercâmbio cultural que vai encantar milhares de foliões. O desfile acontece na terça de Carnaval, a partir das 9h, em um cortejo pela Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco, no Ibirapuera. A operação vai envolver mais de 400 profissionais pernambucanos, entre músicos, artistas, produtores e logística. A festa terá dois trios elétricos, o primeiro comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do Galo da Madrugada e que terá a participação de Fafá de Belém. Já o segundo contará com André Rio, cantor que participa do bloco há mais de 25 de anos ininterruptos. 
No primeiro trio, Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada, receberá como convidada a cantora Fafá de Belém, que completa 45 anos de carreira em 2020. Fafá abrirá sua participação cantando o Hino de Pernambuco à capela, na sequência, a banda passará por diversos sucessos da carreira da cantora, entre eles, o clássico Vermelho. O repertório desse trio ainda inclui diversos sucessos nos ritmos de Frevo,Caboclinho, Ciranda e Mangue Beat, incluindo o Hino do Galo da Madrugada e a música Efeito Galo, gravada com participação de Elba Ramalho.
O segundo trio será conduzido pelo cantor André Rio, que em 2019 comemorou 25 anos de desfiles ininterruptos pelo Galo da Madrugada. Na formação, André será acompanhado por uma banda com 11 músicos e instrumentos como: bateria, baixo, guitarra, teclado, duas percussões, e metais (sax, trompete e trombone). O cantor ainda receberá como convidadas especiais as cantoras pernambucanas Bia Villa-Chan e Gerlane Lops.
GALO CIRCENSE DO FUTURO
Futurista, sustentável, original e inovador. A alegoria da maior agremiação carnavalesca do mundo, mais uma vez será assinada pelo artista plástico, designer e cenógrafo pernambucano Leopoldo Nóbrega. Em 2020, a alegoria gigante se veste com tecnologia, cultura popular, sustentabilidade e o colorido da arte circense. 
Sua pele será feita numa experiência artística inédita de co-criação, que terá a participação ativa e criativa de 400 crianças e adolescentes, através de uma série de 12 oficinas que acontecem em diversas cidades e países. De maneira inovadora, a escultura gigante do Galo contará com iluminação e efeitos digitais. Ao todo, 38 placas de LED outdoor de alta resolução e mais de mil Clusters de LED iluminarão o gigante, dia e noite. O VJ pernambucano Mozart Santos assinará a criação dos conteúdos visuais e projeções que farão parte da pele digital da escultura gigante

PINTO DA MADRUGADA
Na terça-feira de carnaval (25), o Pinto da Madrugada toma as ruas do bairro de São José (Recife-PE), desfilando com os seus pequenos foliões pelo 12º ano consecutivo. Considerado a versão mirim do Galo da Madrugada, o bloco espera atrair cerca de 100 mil pessoas. A concentração acontece a partir das 08h30, na Praça Sérgio Loreto, em frente à sede do maior bloco do mundo, e contará com atividades recreativas, shows com a Orquestra Mirim do Galo e diversas atrações. O trio-elétrico desfila pela Av. Sul até a Av. Dantas Barreto, quando faz retorno ao ponto inicial.
Em 2019, mais de dois milhões de turistas e locais acompanharam o desfile do Galo, no Recife. Reconhecido pelo Guinness Book, como maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada já inspirou o carnaval de diversos outros estados do Brasil e até no exterior. O Galo da Madrugada acontece com apoio e patrocínio do Bradesco, Novelis, Ball Corporation, Booking, Mercedes Benz, Skol Puro Malte, Jeep, Pitú, Recife Chega Junto, prefeitura do Recife, EMPETUR e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO 
ABRAM ALAS: GALO DA MADRUGADA INICIA O CARNAVAL EXALTANDO A ARTE, A CULTURA POPULAR, O FREVO E A SUSTENTABILIDADE
No sábado (22), a partir das 09h, Rua da Concórdia – Recife / Brasil
Gratuito
Informações: (81) 3224.2899
SinsPire Comunicação e Curadoria 
Apoio e Patrocinio: Bradesco, Novelis, Ball Corporation, Booking,Mercedes Benz, Skol Puro Malte, Jeep, Pitú, Recife Chega Junto, Prefeitura do Recife, EMPETURe Governo de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário