O cineasta Silvio Tendler fala sobre o lançamento do seu documentário inédito "Alma Imoral" na entrevista para Vera Barroso e Bruno Barros no programa Sem Censura desta quinta (5), ao vivo, às 17h, na TV Brasil.
O filme é baseado na obra homônima de Nilton Bonder. O longa propõe uma reflexão existencial a partir do best-seller do rabino publicado em 2001 que já foi adaptado para os palcos e tornou-se fenômeno de bilheteria no teatro com mais de uma década em cartaz.
O documentário de Silvio Tendler traz depoimentos de personalidades de origem judaica como o linguista e filósofo Noam Chomsky e o teólogo Steven Greenberg. A partir do filme, ele busca retratar uma jornada sobre transgressão e intolerância.
Aos 69 anos, reconhecido no país e no exterior, o cineasta leva o espectador refletir sobre conceitos universais como corpo e espírito, matéria e transcendência, obediência e ruptura. A dialética sobre essas ideias está presente nessa nova produção para a sétima arte.
O premiado diretor recorre a personalidades históricas para traçar um panorama sobre as tradições da humanidade buscando entender as transgressões para imaginar seu futuro. A ideia é expandir as fronteiras da consciência em busca da evolução.
Essa edição do programa Sem Censura também recebe o poeta Marcelo Peixoto, escritor pernambucano radicado no Rio de Janeiro. O convidado para um papo sobre a publicação do seu segundo livro de poemas, a obra "Solidão Quebrada".
Já a psicóloga Lívia Maruqes comenta o impacto dos problemas financeiros na saúde mental dos brasileiros. Com o desemprego em alta, muitos adultos no país têm contas em atraso e estão sem acesso a novas linhas de crédito. Ela explica como essas pessoas desenvolvem algum tipo de sofrimento psíquico relacionado às dívidas. Esses devedores precisam lidar com depressão, insônia, perda de apetite e até baixo rendimento profissional.
O Sem Censura ainda tem a presença da escritora Tati Vidal que comenta o show e livro "No Avesso dos Olhos". Ela explica o propósito desse projeto de música que une cultura e educação. A ideia é apresentar, através da literatura e da música, os nomes mais expressivos de compositores da MPB.
Sobre a produção da TV Brasil
Considerado um dos mais tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Sem Censura está no ar há 34 anos desde 1985. Com uma hora de duração na telinha e extensão de quinze minutos no Facebook, debate questões atuais.
Apresentada por Vera Barroso e Bruno Barros, a produção exibida de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 17h, na TV Brasil, recebe convidados para um bate-papo informal sobre temas como saúde, meio ambiente, segurança, tecnologia e comportamento. O programa da emissora pública também tem um time de colunistas que traz contribuições sobre diversas áreas do saber.
Pioneiro na interação com o público na tevê ao abrir espaço para a participação dos telespectadores ainda nos anos 1980, o Sem Censura garante esse contato hoje através da hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. A atração também é transmitida por streaming pelo Facebook.
Serviço
Sem Censura – segunda-feira, dia 5/8, ao vivo, às 17h, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário