Foi lançado hoje, nas redes sociais da Orquestra Moderna, a primeira parte do documentário “Escuta Ativa”, que mostra como foi feita a preparação e processo de musicalização de adolescentes surdos para sua primeira apresentação musical.
O nome do curta é homônimo ao projeto, desenvolvido pelo fundador e diretor da OM, Daniel Valeriano, que tem como objetivo ensinar música a jovens de 10 a 16 anos com deficiência auditiva. Daniel teve a ideia de fazer o registro de forma documental pois viu a mudança na autoestima e a forma como eles recebiam informações de ritmo, vibração e tempo: “Ter o registro do processo educativo é importante para marcar o histórico do projeto pensando em longo prazo, tanto para ver a evolução intelectual, quanto para identificar os melhores métodos de inserir novas linguagens para esses meninos”, conta.
A equipe de filmagem acompanhou a rotina peculiar de ensaios com os artistas-pedagogos Charles Raszl e André Venegas, especialistas em percussão corporal, durante 6 meses, desde o início dos ensaios até a apresentação no Auditório do MASP, em novembro de 2018.
O fundador revela que no início do projeto, muitos questionaram a viabilidade de ensinar música para surdos, mas o resultado não poderia ser melhor: “Um dos aspectos que mais emociona é a dedicação e alegria dos garotos por terem a oportunidade de fazer algo que a maioria não imaginava ser possível. Todos ficamos surpresos em ver no dia a dia a forma como eles transpunham barreiras e se engajavam com o que era proposto”.
Todos os jovens são alunos da Derdic, entidade sem fins lucrativos mantida pela Fundação São Paulo e vinculada à PUC-SP que atua na educação de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. Os ensaios também foram realizados em sua sede com acompanhamento pedagógico. A cada semestre o projeto Escuta Ativa convida um novo artista para coordenar e desenvolver um trabalho musical diferente com cerca de 20 alunos participantes
O documentário foi selecionado pelo PROAC e tem patrocínio da Libbs - Industria Farmacêutica. O vídeo por ser visto nos perfis da Orquestra Moderna no Facebook, Instagram e YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário