quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Agenda 2030 da ONU é o tema da Mostra Plenus 2019

Os alunos do Colégio Plenus receberam uma missão desafiadora nesta terça – feira (27): trabalhar o tema 'Agenda 2030:Responsabilidade de Todos para a Construção de um Futuro Melhor', durante a Mostra Plenus 2019, que será apresentada ao público no próximo dia 11 de outubro.

No lançamento desta edição, a proposta foi apresentada com uma palestra na qual o professor de Sociologia, Gesner Santana Silva,  falou sobre as 17 metas e os 169 subtemas objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma vida sustentável.
Fazendo uma alusão ao filme 'Os Vingadores', o professor explicou que "assim como existe o inimigo comum na película, a desigualdade social também é um considerável adversário entre vários povos. E para derrotar o inimigo o primordial seria a união das forças e o cumprimento das metas estabelecidas", comparou.
Durante a palestra foram definidos os 13 representantes de turmas (do 9º ano à 2º série) e um sorteio com as atividades que os alunos irão cumprir, a partir dos  17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Entre eles estão: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento.
A representante do 2º ano, Hanna Druvi, (16 anos), sorteada com o tema “Vida na Água” revelou estar ansiosa, pois gostou muito do projeto, e possui a proximidade com a temática. “Tenho muita afinidade com os oceanos e mares, espero que com as nossas apresentações a sociedade passe a ter um conhecimento sobre determinadas ações”, aborda a aluna.
Já o representante do 1º ano, Edimilson Torres, de 14 anos, disse que o projeto é bastante interessante e inovador, "pois a escola oferecerá um espaço, no qual poderemos agregar valor e discutir temas como sustentabilidade. Além disso, formar novas amizades e dividir experiências, independentemente da cor, classe social ou situação financeira", completou destacando ainda o tema da sua turma: “Saúde e bem estar.”
A atividade interdisciplinar envolve ainda pesquisas, marketing virtual, peças teatrais, podcasting, trabalhos em áudio, vídeos e fotografia.
De acordo com a Diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, o tema escolhido para o projeto edição 2019 é instigante e rico em possibilidades. “Tendo em vista o entusiasmo e as expectativas dos nossos alunos iremos compartilhar este ano informações e experiências completamente novas e revolucionárias”, previu a diretora. A Mostra Plenus 2019 também terá o mesmo tema entre os alunos  dos “6º, 7º e 8º ano” do fundamental II.  O lançamento movimentou o Plenus Orla nesta quarta-feira (28) a partir das 8h.
Agenda 2030
A agenda 2030 é um projeto criado em setembro de 2015, a partir de uma reunião de líderes mundiais  na sede da ONU, em Nova York. Na oportunidade foram assinados compromissos a exemplo da   eliminação da pobreza e proteção do meio ambiente no planeta até o ano 2030.
Mais informações: http://www.agenda2030.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário