quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Carimbó: ritmo, dança e artesanato no Sem Censura desta quinta-feira (22)

No Sem Censura que a TV Brasil transmite ao vivo às 17h de quinta (22), a apresentadora Vera Barroso recebe o pesquisador Daniel Reis, que traz detalhes sobre a mostra “Pau, corda, cores e (re)invenções: instrumentos e artesanatos do Carimbó”, aberta ao público no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro. A exposição apresenta o Carimbó – Patrimônio Cultural do Brasil desde 2014 – como uma arte que envolve dança, indumentária, canto, ritmo, culinária e produção artesanal.

Outro convidado do Sem Censura é um dos mestres da Região dos Tapajós, o paraense Silvan Galvão, que demonstra um pouco do Carimbó e conversa sobre sua luta por sua preservação e disseminação no Brasil e no mundo.
O Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo o patrimônio.
Ainda no Sem Censura de quinta, a atriz e cantora Amanda Acosta conta como é interpretar Bibi Ferreira na peça "Bibi, uma Vida em Musical", que está prestes a iniciar turnê nacional. E a cantora Nina Wirtti, acompanhada por Marcelo Caldi (acordeom e teclados) apresenta canções que estão no espetáculo "MPB, a Era dos Festivais", em cartaz no Teatro Rival, Rio de Janeiro.
Sob o comando de Vera Barroso, com Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura está no ar desde 1985. O programa tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook.
A interação com o público se dá via hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, ainda nos anos 1980.
Serviço:
Sem Censura
Ao vivo
Quinta-feira, 22 de agosto, às 17h, na TV Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário