quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Centenário de Jackson do Pandeiro ganha homenagem na TV Brasil

Em homenagem ao centenário do músico paraibano Jackson do Pandeiro, a TV Brasil apresenta programas com edições especiais sobre o cantor, compositor e percussionista neste sábado, dia 31 de agosto, data que se comemora a efeméride.

As produções Recordar é TV, às 19h30, e Antenize, às 21h30, exibem conteúdos temáticos que traçam um panorama sobre a vida e a obra do artista que deixou um legado com raízes nordestinas na cultura popular do país. As atrações podem ser conferidas no aplicativo EBC Play.
Performance histórica de acervo
Conhecido como o Rei do Ritmo, o bamba é reverenciado pelo Recordar é TV com momentos especiais do músico durante a década de 1980, em trechos dos programas "Os Mágicos ", "Othelo e os cantores" e "Em algum lugar do passado", preservados no acervo da antiga TVE/RJ.
A produção que valoriza a memória da emissora pública resgata performances inesquecíveis do homenageado e entrevistas que ele concedeu para Araken Távora e Grande Othelo. Também mostra depoimentos de Adelzon Alves, Albino Pinheiro, Alceu Valença e Chico Feitosa.
Nesses registros, Jackson relembra a infância e o início da carreira, fala de sua chegada ao Rio e dá uma verdadeira aula de música popular, além de cantar sucessos como "Chiclete com Banana" e "Sebastiana".
Festival valoriza trajetória do ícone
Já no Antenize, a apresentadora Karina Cardoso e equipe foram até a Paraíba participar do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, em João Pessoa. Ela bate-papo com os diretores do recém-lançado documentário "Jackson, na Batida do Pandeiro", Marcus Vilar e Cacá Teixeira. Também entrevista o autor do livro "Jackson do Pandeiro: O rei do ritmo", Fernando Moura.
O programa aproveita a data comemorativa para percorrer outras regiões do estado e contar a história do artista. O Antenize foi até a cidade natal de Jackson, Alagoa Grande, conversar com um intérprete de Jackson, o artista local Isaías Vicente.
Em Campina Grande, a produção da emissora pública mostra a exposição sobre ele no Museu dos Três Pandeiros, última obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Karina Cardoso fala com um dos curadores, Sandrinho Dupan, que destaca objetos pessoais e peculiaridades do paraibano.
Sobre o homenageado
Com um talento extraordinário e reconhecido pelos maiores nomes da MPB, Jackson do Pandeiro é considerado até hoje um dos maiores percussionistas que o Brasil já teve. Artista autodidata, trabalhou em rádios de João Pessoa e Recife.
Cantor e compositor de forró, samba e diversos outros ritmos nacionais como baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha e marcha, Jackson do Pandeiro tem em seu repertório mais de 400 músicas.
Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, faleceu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, em Brasília. Durante uma excursão pelo país, o músico passou mal antes de embarcar e morreu em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral.
Edições temáticas e tributos no Recordar é TV
O Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.
Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.
O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.
Para as próximas semanas estão previstas edições sobre personalidades que saíram de cena há poucos meses como o crítico de cinema Rubens Ewald Filho e o jornalista Paulo Henrique Amorim, além de homenagens ao ex-jogador Carlos Alberto Torres, à cantora Maysa e ao poeta Mário Quintana.
O Recordar é TV também vai ao ar em horários alternativos na programação da TV Brasil. As produções históricas que resgatam o arquivo do canal estão no site da emissora pública no endereço http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv.
Esses conteúdos raros preservados no vasto acervo da emissora pública ainda podem ser acompanhados no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br.
Sobre o Antenize
A riqueza cultural e artística do país, em suas diferentes formas, é a matéria-prima do Antenize, atração da TV Brasil sob o comandado pela jornalista Karina Cardoso. O programa busca mostrar os vários sotaques nacionais, suas representações e tradições.
Em cada episódio, dois artistas são entrevistados e convidados a apresentar seus trabalhos. Complementam a produção quadros mostrando espaços culturais brasileiros, performances, eventos e achados da internet.
Música, teatro, artes plásticas, cinema e outras linguagens se misturam. O resultado é uma produção ágil, descontraída e abrangente, que revela o pulsar cultural que vai além dos grandes centros.
O site da TV Brasil traz todas as edições em http://tvbrasil.ebc.com.br/antenize. Os programas também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço:
Recordar é TV – sábado, dia 31/8, às 19h30, na TV Brasil.
Antenize – sábado, dia 31/8, às 21h30, na TV Brasil
Recordar é TV e Antenize – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário