quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Sétima Arte do Recife desbravada através da bicicleta

A bicicleta é um desvio, não só da lentidão do trânsito, mas das relações pouco afetivas que esboçamos com os espaços públicos e suas riquezas culturais. Nesse sentido, a La Ursa Tour estreia neste sábado (31), o seu mais novo tour temático. Inspirado na sétima arte, a dupla Renata Gamelo e Roderick Jordão preparou um roteiro que vai contar histórias e circular pelos vários cinemas de rua que a cidade já teve e ainda tem. O evento conta com a participação da pesquisadora Kate Saraiva, que lançou o livro Cinemas do Recife, como conclusão de seu mestrado em arquitetura e urbanismo.

O roteiro que tem início às 09h e além de contar com visita a lugares escondidos do Cinema São Luiz, vai passar pelos Bairros de Santo Antônio, Boa Vista e Soledade, conhecidos por sediar históricos cinemas de Rua da cidade. “Vamos explorar também, áreas onde a vida cultural da cidade floresceu e formou muitas gerações de cineastas e cinéfilos”, conta Renata Gamelo, sócia da La Ursa.
Locais que fizeram ou fazem parte da vida boêmia, espaços etílicos e gastronômicos da vida noturna do Recife e os normalmente não acessíveis ao público, como as salas de projeção e montagem, o fosso, a hospedaria do projecionista e os túneis de circulação de ar, também serão explorados no Tour.
O Início e o final do percurso ocorrem na estação do Bike PE 15 – Cine São Luiz, na saída lateral do Cinema São Luiz, histórico, suntuoso e último remanescente cinema de rua, ainda em funcionamento na cidade e que é tombado como patrimônio histórico material do Estado de Pernambuco.
Pesquisa da Rota
A arquiteta, pesquisadora e professora Kate Saraiva, realizou uma pesquisa de mestrado que resultou no livro Cinemas do Recife, que faz um resgate histórico dos diversos edifícios onde funcionaram importantes salas de exibição, nossos cinemas de rua, tanto extintas quanto dos remanescentes ainda em atividade na cidade. Kate conduzirá o tour pelos principais cinemas do centro da cidade, fazendo apontamentos históricos acerca de seu uso e perfil de filmes exibidos, e sobre a arquitetura de seus edifícios.
No Cinema São Luiz, o programador da casa, Gerald Pinho fará explanações sobre a vida cinematográfica da cidade e sobre os momentos históricos do cinema no Recife, além de mostrar os tesouros pouco conhecidos dos espaços internos da sala do Cinema São Luiz.
Os ingressos para o Tour custam R$ 60 E podem ser adquiridos no site da Sympla: https://www.sympla.com.br/tour-cinemas-do-recife__597415. Informações e reservas, através do:
(81) 99649-8843.

SERVIÇO:
A SÉTIMA ARTE DO RECIFE DESBRAVADA ATRAVÉS DAS BICICLETAS
Neste sábado (31), das 09h às 13h, no Recife
Ingressos: R$ 60,00 (Sympla)
Informações e reservas: (81) 99649-8843

Nenhum comentário:

Postar um comentário