sexta-feira, 13 de julho de 2018

​4ª edição do TEDx João Pessoa acontece em agosto

Conhecido em todo o mundo como a conferência sem fins lucrativos que reúne ideias que merecem ser compartilhadas, o TEDx aborda assuntos que envolvem Tecnologia, Entretenimento e Design. Com o tema ‘O Extraordinário em Comum’, a quarta edição do TEDx João Pessoa já tem data confirmada. No dia 18 de agosto, 14 speakers (sendo um deles surpresa) apresentarão suas experiências pessoais e profissionais no Centro Cultural Ariano Suassuna, a partir das 13h.

Ao todo, serão 9 horas de palestras onde os participantes terão a oportunidade de conhecer as histórias dos speakers e como essas vivências influenciaram no desenvolvimento de suas carreiras. O evento contará também com intervenção criativa, atrações culturais e a exposição ‘Desmarginal’, que aborda o empoderamento feminino através da arte. As inscrições podem ser feitas no site do TEDx João Pessoa (http://www.tedxjoaopessoa.com.br/).
                O tema desse ano foi escolhido após um processo detalhado de brainstorming, em que foi avaliado o que a capital paraibana precisa discutir para auxiliar o seu desenvolvimento, como explica a organizadora do evento, Georgia Lima. “Decidimos depois de chegarmos a cinco temas e delinearmos o que nosso público precisa conhecer e discutir sobre. Buscamos inspirar ações positivas no mundo e o tema é o norte que todos os speakers utilizarão na construção de suas palestras”, esclarece.
                Além disso, o tema ‘Extraordinário em Comum’ ressalta as ideias e projetos que as pessoas têm para dividir com o público. A organizadora afirma que para a edição 2018 são esperados cerca de 500 participantes e a expectativa é que esse seja o evento mais diversificado na cidade, nos quesitos conteúdo e público.
Sobre o TEDx:
As palestras TED são eventos mundialmente conhecidos, com apresentações de histórias individuais inspiradoras e ideias originais de estrelas do pensamento contemporâneo. Para possibilitar experiências locais como essa, foram criados os TEDx, programas licenciados mundialmente que combinam as TEDTalks e palestrantes locais para gerar discussões profundas e conexões entre os participantes.
Palestrantes:
Camilla Borges – Em 2016, foi selecionada entre mais de 4 mil jovens para participar do programa Young Leaders of the Americas Iniative (YLAI), iniciativa criada pelo ex-presidente Obama, com o objetivo de desenvolver jovens líderes e aumentar o impacto do seu trabalho em suas regiões. No mesmo ano, foi indicada pela Revista Época como uma das 18 pessoas jovens que estão fazendo a diferença no Brasil. É Fundadora e Presidente do Politiquê?, Co-fundadora da Thiki e do Café com Estratégia.
Renan Quevedo – Publicitário que costumava pesquisar a arte popular brasileira e percebeu que o hobby era uma paixão maior que a profissão, decidindo largar o emprego para dar vida ao ‘Novos Para Nós’, uma busca por artistas brasileiros pelo país. Em seis meses de projeto, percorreu 16 estados e o Distrito Federal, rodou cerca de 27 mil quilômetros e narrou mais de 300 histórias de forma aberta nas redes sociais. Acredita que a arte, seja ela em qualquer vertente, nunca é opcional – é questão de profunda necessidade para o ser existir.
John Fontenele – Sempre sonhou em ser um cientista e, como morava no Piauí, resolveu fazer o curso de Medicina. Logo em seguida, fez mestrado e doutorado em Neurociência e Comportamento na USP. Desde então, vem se dedicando a fazer pesquisa sobre Ritmos Biológicos, em especial sobre a importância do Ciclo Sono e Vigília para a saúde humana. Foi premiado pela International Chronobiology Society e tem mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais.
Gabriela Guerra – É diretora-presidente da ThoughtWorks do Brasil e apaixonada pela forma com que a tecnologia pode gerar mudanças significativas na sociedade, em negócios e em equipes. Compartilha seu conhecimento em cursos como o Friends of Tomorrow, da Perestroika, e em diversas edições da Feira Internacional de Software Livre e The Developers Conference. Em 2012, co-fundou o Movimento Porto Alegre Como Vamos e se juntou à ThoughtWorks em 2013, como Analista de Negócios.
Felipe Barreiros – É CEO e Co-Fundador da Mastertech, e criador da Maratona de Aplicativos, desafio que engajou e ensinou mais de 15.000 jovens do ensino médio por todos os estados brasileiros. Recebeu, em 2014, o reconhecimento do Google Brasil e do MIT como melhor metodologia para ensinar jovens a programar. Em 2018, foi reconhecido pela Wework como "Community Giver", prêmio que foi distribuído para apenas 4 pessoas entre 120.000 membros mundiais do espaço de coworking.
Emerson Ferreira – Viveu mais de quatro anos na prisão e hoje é Psicólogo, e Mediador de Conflitos. Reconhecido como Liderança Jovem do Estado de São Paulo, em 2016, e premiado pela comunidade Papo de Homem como um dos 68 Homens que inspiraram em 2017. É ativista social nas questões do Sistema Prisional e Empreendedor Social através do projeto Reflexões da Liberdade. Ele acredita que todo jovem é capaz de mudar a sua comunidade. E, por meio de suas palestras, 12 mil pessoas já foram conscientizadas sobre empatia.
Josy Silva – É uma mulher trans redesignada, ativista e feminista. Além de fazer parte da Associação de Pessoas Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), participa ativamente na busca de direitos da população LGBTI, inclusão dos Espaços LGBTI’s e também da criação do Ambulatório para Pessoas Travestis e Transexuais, no Hospital Clementino Fraga. É Jurista Popular e Advocacy e, desde 2014, faz parte do CCLGBTMJPA, onde é a voz das pessoas Travestis e Transexuais na busca pela inclusão social.
Guido Lemos – É professor do Departamento de Sistemas de Computação e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital na UFPB. Destacam-se como resultados de suas pesquisas: o Ginga, middleware para TV Digital com mais de 60 milhões de cópias instaladas e adotado como padrão internacional ISDB-T/ABNT, ITU-T e ITU-R em vários países da América Latina; o Vlibras, solução de acessibilidade na Web, adotado pelo Governo Brasileiro, Senado da República e Câmara Federal; o LibrasTV, padrão ABNT para transmissão de Libras no Sistema Brasileiro de TV Digital; o RAP, tecnologia para registro, validação e preservação de diplomas acadêmicos baseada em blockchain.
Luciana Balbino - Porta-voz de uma série de transformações na comunidade Chã de Jardim, localizada no município de Areia, ela mostra que o empreendedorismo pode dar certo no brejo paraibano. Seu trabalho busca unir tanto a valorização da cultura regional quanto a gestão socioambiental, como promotora do desenvolvimento. Através da criação de trilhas ecológicas, ateliês de artesanato, restaurantes e bodegas, a população foi capaz de erguer as bases para um futuro mais promissor para si.
Jacqueline Muniz – Cientista Social pela Universidade Federal Fluminense, Antropóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução, já é colecionadora de vários títulos que atestam sua competência na área acadêmica. Figura sociopolítica notável do Rio de Janeiro, ela lidou desde o final dos anos 90 com os contratempos da segurança pública no país, e permanece até hoje como personalidade conceituada em sua crítica a respeito da defesa nacional. 
Luiz Carlos – Inquieto na busca do conhecimento, foi morar na Índia, onde permaneceu por 19 anos estudando assuntos ligados à Psicologia do Autoconhecimento, Filosofia e Saúde. Foi pesquisador em nível de Doutorado na University of Delhi, na qual estudou a Filosofia da Física Quântica. Desenvolveu terapias como: Terapia da Harmonia Vibracional e Terapia da Biodecodificação das Doenças Psicossomáticas. Na Índia, é membro honorário da Sociedade Indiana de Radiestésia e recebeu o Prêmio Bhaskar Award pelas atividades realizadas. 
Maitê Lourenço - Psicóloga, empreendedora há 8 anos, é fundadora do BlackRocks Startups, iniciativa que tem o objetivo incentivar a população negra a acessar o ecossistema de startups, inovação e tecnologia. Foi finalista do Startup Awards, categoria Impacto Social, além de ser uma das mulheres inspiradoras da Think Olga 2017 e receber o Prêmio Veja-se, categoria diversidade. Em 2018 foi premiada pelo departamento de Responsabilidade Social e Caldeirão do Huck da TV Globo no Especial Inspiração.
Ique Carvalho - Formou-se em Publicidade e Propaganda, e a paixão por escrever o levou a criar um blog em 2010. Em 2013, dois fatos mudaram totalmente os rumos de sua vida e de seu blog: na mesma semana, viveu o fim traumático de um relacionamento e seu pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave e irreversível. A partir daí, começou a contar no blog histórias tocantes sobre a vida, o amor e sobre seu pai, com as quais milhares de pessoas se identificaram e, em pouco tempo, o blog se popularizou atingindo milhões de visualizações.

E ainda haverá uma speaker surpresa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário