segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Carlos Gomes lança “Canções não” no Teatro Hermilo Borba Filho

O poeta, pesquisador e crítico Carlos Gomes lança “Canções não”, obra formada por livro, disco e espetáculo, no próximo dia 24.08 (sábado), 18h, no Teatro Hermilo Borba Filho. O evento contará com o lançamento da publicação assinada pelo artista, show com as músicas do álbum e participação especial de Jomard Muniz de Britto, Nathalia Queiroz e Philippe Wollney. A entrada no espetáculo é gratuita e o livro custa R$ 20,00. O projeto de lançamento do livro tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

O livro de poemas “Canções não” começou a ser escrito em 2015. No ano seguinte, ao mesmo tempo que estreava como poeta com o livro “êxodo,” (CEPE, 2016), em que Carlos Gomes conquistou o primeiro lugar no III Prêmio Pernambuco de Literatura, o autor publicava dez poemas em diálogo com fotografias de Amanda Coutinho no site da Revista Cardamomo. Esses poemas viriam a fazer parte do livro “Canções não”, segundo o poeta: “uma espécie de rapsódia sobre corpos e cidades desterradas, na voz/testemunho de um poeta, não necessariamente eu, mas entre um eu e um outro. Tendo como mote os versos de Jomard Muniz de Britto: ó cidade faminta/ alimentando-se de letras canções”.
Após o processo de escrita do livro, o autor resolveu musicar os poemas e reuni-los em um disco. O álbum tem direção artística do próprio Carlos, que canta e toca violão de aço, e direção musical de Hugo Linns, que toca viola dinâmica e assina os arranjos. Os disco é quase todo formado por músicas que misturam os poemas da publicação. Além dos poemas/músicas do autor, o álbum traz uma versão musicada de “Urbe”, poema de Cida Pedrosa musicado por Carlos, e cantada pela artista e poeta Nathalia de Queiroz. O disco estará disponível para download gratuito no site www.carlosgomes.art.br e nas principais plataformas de streaming.
Para completar a obra “Canções não”, o autor reuniu os conceitos do livro e do disco no espetáculo que será apresentado no Teatro Hermilo Borba Filho. As músicas serão interpretadas por Carlos, Hugo Linns e Rogê Victor. A apresentação terá a participação especial de Jomard Muniz de Britto, Nathalia Queiroz e Philippe Wollney, ambos presentes no disco. Todos os poemas e canções do espetáculo são de autoria de Carlos Gomes, exceto “Urbe”, de Cida Pedrosa, e “Luzes”, canção de Paulo Leminski.
Sobre o autor – Carlos Gomes é poeta, pesquisador e crítico, autor do livro “êxodo”, (Poesia, III Prêmio Pernambuco de Literatura, CEPE, 2016), “Canções iluminadas de sol: entre tropicalismos e manguebeats” (Ensaio, Ed. do autor, 2018), entre outros. É editor dos projetos de crítica cultural dos “Outros Críticos”, com a publicação de livros, revistas e debates. Desenvolve pesquisa sobre canção e crítica no doutorado em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Serviço:
Lançamento da obra “Canções não”, de Carlos Gomes
Quando: 24.08 (sábado), 18h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Entrada: gratuita (retirada do ingresso a partir das 17h)
Haverá venda do livro de poemas “Canções não” (R$ 20,00)
Incentivo: Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo de Pernambuco
Site: www.carlosgomes.art.br


Ficha técnica: Livro
Autor
Carlos Gomes
Edição
Carlos Gomes
Projeto gráfico, capa e revisão textual
Fernanda Maia
Fotografia de capa
Eric Gomes

Contracapa, guardas iniciais e finais
Edição de Fernanda Maia sobre imagem de bordado de Isabella Alves
Incentivo
Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo de Pernambuco
Ficha técnica: Espetáculo
Direção artística
Carlos Gomes
Direção musical
Hugo Linns
Carlos Gomes: voz e violão de aço
Hugo Linns: viola dinâmica e arranjos
Rogê Victor: baixo acústico


Participação especial: Jomard Muniz de Britto, Nathalia Queiroz e Philippe Wollney
Todos os poemas e canções do espetáculo são de autoria de Carlos Gomes, exceto “Urbe”, poema de Cida Pedrosa musicado por Carlos Gomes e “Luzes”, canção de Paulo Leminski.
Cenografia (bordado) e figurino por Isabella Alves
Iluminação por Natalie Revorêdo
Sonorização por Sammy Barros
Fotos e vídeo de divulgação por Eric Gomes
Design por Fernanda Maia
Produção do espetáculo por Laura Proto

Assessoria de imprensa por Dulce Reis (Feed Comunicação)
Ficha técnica: Disco
canções não, Carlos Gomes
Direção artística
Carlos Gomes
Direção musical
Hugo Linns

Gravado no Estúdio Carranca por Vinicius Aquino
Mixado e masterizado por Vinicius Aquino
Voz, violão de aço, poemas* e canções por Carlos Gomes
exceto “urbe”, poema de Cida Pedrosa musicado por Carlos Gomes
Viola dinâmica e arranjos por Hugo Linns
Baixo acústico por Rogê Victor
Participação especial de Jomard Muniz de Britto, Nathalia Queiroz e Philippe Wollney
Orientação vocal por Carlos Ferrera
Foto de capa e divulgação por Eric Gomes
Design por Fernanda Maia

Faixas:
1. escuro/vazio
2. daninha
3. uma máquina/sobre nós
4. mãe
5. cidade/cadáveres
6. não há
7. geografia
8. música
9. urbe/um corpo/chão
10. cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário