segunda-feira, 2 de julho de 2018

Virtuosi inicia maratona de concertos pelo interior de Pernambuco nesta quarta

Começa nesta quarta-feira (04), mais uma edição do Festival Virtuosi. A abertura do evento acontece em Belo Jardim – PE, com uma maratona de concertos e apresentações de instrumentistas de alta qualidade, a nível do Sexteto Brassil, Felícia Coelho (PB) e Quinta Essencia Quarteto. As apresentações são completamente gratuitas e ocorrem na Igreja Matriz da cidade até domingo (08). Em seguida, a temporada de música erudita acontece em Garanhuns e Gravatá.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, a quarta edição do evento na “terra dos músicos” tem seu foco principal na realização de máster classes para instrumentistas de sopros. Mais de 80 jovens trompetistas, trombonistas, trompistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram nas oficinas e serão beneficiados com estas atividades.
Cinco concertos estão programados para a etapa em Belo Jardim. Com o Sexteto Brassil, nesta quarta-feira (04), se apresentam os trompetistas Ayrton Benck e Glaucio Xavier, do trompista Cisneiro Andrade, do trombonista Alexandre Magno, do tubista Valmir Vieira e do percussionista Glauco Andreza. O Sexteto Brsssil foi formado no final dos anos 1970 por músicos estrangeiros. É o grupo de metais mais antigo, e um dos mais respeitados da música instrumental brasileira de câmara. Está consolidado na UFPB, desde 1980. Se apresenta às 20h.
Na quinta-feira (05), é a vez de um programa especial para flauta, clarinete e saxofone com participação de Felícia Coelho (PB), Gueber Santos (PE) e José Veríssimo (PB), todos professores que darão máster classes no festival. Às 20h.
Sexta-feira (06), também às 20h, sobem ao palco da Igreja Matriz o Coral Moura, sob a regência da Maestrina Laciete Silva e a Banda do Insituto Federal de Pernambuco – IFPE - Campus Belo Jardim.
O Quinta Essencia Quarteto, um dos mais prestigiados grupos camerísticos do Brasil, além de ministrar máster classes para o grupo de flautas doce de Belo Jardim, realiza concerto no sábado (07). Esta é a primeira vez que o grupo participa dos festivais que o Virtuosi promove ao longo do mês de julho.
No domingo (08), às 11h, o Virtuosi apresenta o recital dos alunos inscritos nas máster classes do festival.
O IV Virtuosi Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim e Instituto Federal de Pernambuco – IFPE - Campus Belo Jardim e CEPE.
PROGRAMAÇÃO
IV VIRTUOSI DE BELO JARDIM
04.07             20h
SEXTETO BRASSIL
05.07             20h
FLAUTA,  CLARINETE & SAXOFONE
06.07             20h
CORAL MOURA
BANDA IFPE
MARINALDO LOURENÇO, regente
07.07             20h
QUINTA ESSENCIA
08.07             11h
RECITAL DOS ALUNOS DO FESTIVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário