sexta-feira, 17 de março de 2017

Programação do festival gastronômico UmbuPancs tem parceria do Sebrae e Senac

Entre os dias 2 e 5 de abril, Petrolina, interior de Pernambuco, sediará o primeiro evento especializado em frutos e produtos da caatinga: o festival gastronômico UmbuPancs. Com uma programação diversificada, incluindo feira, degustação, aulas shows e apresentações artísticas, o festival também traz, através do Sebrae e do Senac, um seminário gastronômico com a participação dos renomados chefs de cozinha Paulo Machado e Moacir Sobral.


O seminário será na terça-feira (4) no Senac e começa às 19h com o tema “Valorização da comida brasileira”, apresentado por Paulo Machado. Em seguida, Moacir Sobral vai falar de “A cozinha nordestina revisitada”. Os interessados ouvirão informações sobre como criar pratos sofisticados usando produtos da região, como adaptar pratos típicos do Nordeste e por que valorizar a comida nacional.

Segundo a gerente regional do Senac/Sertão, Morgana Carvalho, a intenção principal é colocar Petrolina no roteiro dos grandes eventos gastronômicos do país. “Paulo Machado é fundador do Instituto de Pesquisa em Alimentos, mestre em hospitalidade, além ter sido premiado como o melhor Chef nacional de cozinha em 2015. Já Moacir Sobral é consultor na área de A&B, mestre em hospitalidade e professor de gastronomia pela Universidade Fluminense do Rio de Janeiro. O UmbuPancs está bem recheado”, disse.

A gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Edneide Libório, também está bastante animada com a iniciativa e analisa que o evento promoverá oportunidades para vários setores da economia do município. “Os empresários do segmento de restaurantes e bares terão a oportunidade de conhecer novas técnicas, diversificando seus cardápios e fortalecendo a gastronomia regional”, afirma. 


Programação

O festival começa às 17h do domingo (2), na Praça 21 de Setembro, com uma feira para mostra da cultura regional, incluindo artesanato e apresentações artísticas. Na segunda (3) e terça-feira (4), o público poderá conferir, a partir das 14h, uma série de aulas shows no auditório do Senac. Os visitantes vão assistir às apresentações dos renomados chefs e professores Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (Cumpade). Na quarta-feira (5), o evento será encerrado às 19h, com um Jantar Magno no Restaurante Flor de Mandacaru, onde serão servidas iguarias com produtos do bioma Caatinga.


A primeira edição do UmbuPancs é coordenada pelas chefs de cozinha Jucilene Melo e Geórgia Romero. De acordo com Jucilene, o evento busca promover a diversidade gastronômica originária do semiárido, a exemplo do umbu, queijo de cabra, peixes do Rio São Francisco e das pancs, como a coroa de frade, mandacaru e a palma. O festival é uma realização do restaurante Flor de Mandacaru e Café de Bule e conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, Posto Ipé, Espaço Janela 353 e Damroupas.


Serviço

As inscrições para o seminário gastronômico custam R$ 50,00 e já podem ser feitas no Sebrae (Centro de Convenções de Petrolina) e no Senac (Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora). Mais informações: (087) 3983-7600/ 2101-8902/ 8904. A participação no Jantar Magno será mediante reserva antecipada através dos contatos: (87) 99975-1101 e 98817-3890. Para participação na Feira: (87) 98814-3409.

Nenhum comentário:

Postar um comentário