quinta-feira, 23 de março de 2017

Clubes de Leitura abrem temporada anual com participação de escritores regionais

Um recital poético com a presença de escritores regionais movimentou a noite desta quarta-feira (22) em Petrolina - PE, durante a abertura da temporada anual dos clubes de leitura ‘Leia’ e ‘Leia Mais’. O evento reuniu um grande público na unidade Orla do Plenus e começou com uma apresentação da Diretora Pedagógica, Sílvia Santos, seguida do Juramento do Leitor, feito pelo aluno Carlos René.


Depois, os sócios/alunos evidenciaram a importância da leitura recitando poemas de nomes conhecidos da literatura brasileira, a exemplo de Clarice Lispector, Luis Fernando Veríssimo e Marisa Gonçalves de Almeida. O escritor Bruno Liberal, vencedor do Prêmio Pernambucano de Literatura 2014, falou um pouco dos livros publicados e da função da leitura na construção da sua obra. “Ela tem o poder de ativar nosso cérebro, fazer funcionar a imaginação, trazer referências particulares para todo um universo criado pelo escritor”, disse ele.

O poeta e também jornalista, Carlos Laerte, lembrou as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) recitando um poema em homenagem ao rio São Francisco. Em seguida, foi a vez do músico e diretor administrativo da escola, Nilton Freitas, declamar os versos da música ‘Boato Ribeirinho’, canção de sua autoria, também em referência ao ‘Velho Chico’.

A Abertura Oficial da temporada dos clubes de leitura 2017 foi encerrada com uma feira de livros. Segundo o coordenador das iniciativas, Genivaldo Nascimento, os estudantes escolheram os gêneros de sua preferência e agora têm um mês para ler, produzir uma resenha crítica e, posteriormente, debater com os colegas dos clubes.

Genivaldo adiantou que o Plenus também seguirá com outros projetos de incentivo à escrita e à leitura, como o 'Fuscateca' – coordenado pelo professor Vlader Nobre, que leva livros a comunidades de Petrolina com o objetivo de emprestar e acompanhar os avanços dos estudantes no interesse pela leitura.

Uma novidade este ano é a participação dos alunos da Escola na Bienal Internacional do Livro, que acontece entre os dias 6 e 15, no Recife - PE. “O colégio entende que a leitura muda as pessoas; então, tudo que pudermos fazer para passarmos mais e mais conhecimentos para nossos estudantes será feito”, afirmou o Coordenador dos Projetos Leia e Leia Mais do Plenus Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário