sexta-feira, 24 de março de 2017

Festival Gastronômico UmbuPancs: aulas shows prometem surpreender com pratos à base de plantas não convencionais

Foto: Divulgação
Você já provou “Ganache sertanejo com Crocante de Ouricuri e Cumaru”? E que tal uma linguiça de Maracaju com plantas comestíveis não-convencionais? Se você nunca saboreou esses pratos, mas ficou ansioso para experimentá-los, as aulas shows que acontecem nos dias 3 e 4 de abril serão sua oportunidade. Além dos dois cardápios, muitos outros devem ser apresentados no evento que faz parte da programação do 1º Festival Gastronômico UmbuPancs, em Petrolina, PE.


As aulas serão das 14h às 18h, no auditório do Senac Petrolina. Os pratos individuais, entre entradas, sobremesas e as porções principais, foram selecionados pelos chefs de cozinha reconhecidos nacionalmente: Paulo Machado, Moacir Sobral, Juce Melo, Geórgia Romero, Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (o Cumpade). Ao participar desta programação, o consumidor verá como cada chef prepara suas especialidades.

Segundo a coordenação, o UmbuPancs promete variedade nos sabores. Queijo de cabra, derivados de caprino, peixes do Rio S. Francisco e Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs), tipo coroa de frade, mandacaru e palma fazem parte do cardápio. A Gourmet, Geórgia Romero, uma das realizadoras do festival, disse que muitas pessoas vão se surpreender com as iguarias. “São pratos típicos extremamente saborosos, vindo de produtos que muitos nem sabiam ser possíveis”.

Outros pratos apresentados nas aulas shows serão: “Leite ferrado e Bobode”, “Surubim defumado”, “Matulinha de Palma” e “Tarte de algaroba e coco ao perfume de umburana”. Todas estarão disponíveis para consumo no festival.



Festival

O 1º Festival Gastronômico UmbuPancs começa às 17h do domingo (2), na Praça 21 de Setembro, com uma feira para mostra da cultura regional, incluindo artesanato e apresentações artísticas. Depois das aulas shows, na terça-feira (4), o público poderá conferir no Senac, a partir das 19h, o seminário gastronômico com os temas “Valorização da comida brasileira” e “A cozinha nordestina revisitada”, apresentados pelos  chefs de cozinha Paulo Machado e Moacir Sobral. Na quarta (5), o evento será encerrado às 19h, com um Jantar Magno no Restaurante Flor de Mandacaru, onde serão servidas iguarias com produtos do bioma Caatinga.

O festival é uma realização do restaurante Flor de Mandacaru e Café de Bule e conta com o apoio do Sebrae, Senac,  Prefeitura Municipal de Petrolina, Posto Ipé, Espaço Janela 353 e Damroupas.



Serviço:

As inscrições para o seminário gastronômico custam R$ 50,00 e já podem ser feitas no Sebrae (Centro de Convenções de Petrolina) e no Senac (Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora). Mais informações: (087) 3983-7600/ 2101-8902/ 8904. A participação no Jantar Magno será mediante reserva antecipada através dos contatos: (87) 99975-1101 e 98817-3890. Para participação na Feira: (87) 98814-3409.

Nenhum comentário:

Postar um comentário