quarta-feira, 29 de março de 2017

Chefs de cozinha renomados movimentam cenário gastronômico de Petrolina

Os chefs de cozinha sul-mato-grossense, Paulo Machado, e paulista, Moacir Sobral, são dois dos sete gourmets que vão participar do 1º Festival Gastronômico UmbuPancs, evento especializado em frutos e produtos da caatinga e que deve movimentar a cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, a partir deste domingo (2).

Paulo Machado é um nome reconhecido nas escolas especializadas e restaurantes brasileiros e se destacou em 2015 ao receber o Dólmã, prêmio máximo da gastronomia nacional. Em sua participação no Festival UmbuPancs, ele vai apresentar um prato a base de linguiça de Maracajú com plantas alimentícias não convencionais (Pancs), fazendo uso de ingredientes do Semiárido.
Aos 33 anos, Moacir Sobral é outro chef de peso no evento. Professor do curso de Gastronomia da Universidade Fluminense do Rio de Janeiro (UFRJ), também é Mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi São Paulo (SP). Para o festival, ele deve preparar um prato sabor da terra, estilo ‘Carneiro com molho de umbu e tamarindo com purê de mandioca e Pancs’.
Já a chef de cozinha local, Juci Melo, uma das realizadoras do UmbuPancs e reconhecida pela iniciativa de criar e de valorizar pratos típicos do Sertão, propõe surpreender o público através do empreendedorismo gastronômico; fruto, segundo ela, das aulas e novas receitas apresentadas no festival. “Muitas pessoas têm grandes ideias, mas estão com receio de seguir em frente. Meu objetivo também é mostrar como a gastronomia a base da caatinga pode ser rentável e uma ótima oportunidade empreendedora”, diz.
UmbuPancs
O festival gastronômico começa às 17h do domingo (2), na Praça 21 de Setembro, com uma feira para mostra da cultura regional, incluindo artesanato e apresentações artísticas. Na segunda-feira (3), às 14h, o público participa das aulas shows, no auditório do Senac, com os gourmets renomados Juce Melo, Geórgia Romero, Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (o Cumpade). O momento será sucedido de degustação.
A coordenação reservou a terça-feira (4), para as apresentações do seminário gastronômico, com os temas “Valorização da comida brasileira” e “A cozinha nordestina revisitada”, apresentados por Paulo Machado e Moacir Sobral. O seminário começa às 19h, no Senac. E na quarta (5), o evento será encerrado às 19h, com um Jantar Magno no Restaurante Flor de Mandacaru, onde serão servidas iguarias com produtos do bioma Caatinga, ao som do sanfoneiro Targino Gondim e da voz e violão de Tico Seixas.
O UmbuPancs é uma realização do restaurante Flor de Mandacaru e Café de Bule e conta com o apoio do Sebrae, Senac,  Prefeitura Municipal de Petrolina, Posto Ipé, Espaço Janela 353 e Damroupas. O Ibis Petrolina é o hotel oficial do festival.
Serviço
As inscrições para o seminário gastronômico custam R$ 50,00 e podem ser feitas no Sebrae (Centro de Convenções de Petrolina) e no Senac (Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora). Mais informações: (087) 3983-7600/ 2101-8902/ 8904. A participação no Jantar Magno será mediante reserva antecipada através dos contatos: (87) 99975-1101 e 98817-3890. Para participação na Feira: (87) 98814-3409.

Nenhum comentário:

Postar um comentário