quarta-feira, 29 de março de 2017

Pela primeira vez, Prêmio Ceci Melo vai homenagear mulher trans


Foto Divulgação

Ayune Bezerra Soares, mulher transexual, será uma das homenageadas na quinta versão do Prêmio Ceci Melo, que anualmente homenageia mulheres que se destacam nas atuações sociais em suas respectivas comunidades. 

Realizado pelo Orçamento Democrático Estadual e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba, será a primeira vez que uma mulher trans estará na lista de homenageadas.
A solenidade de entrega do Prêmio Ceci Melo acontece dentro do lançamento do calendário do ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – 2017, a partir das 9h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.
Ayune é universitária do curso de Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra grupos de pesquisa do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação Sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM). Atua no empoderamento juvenil, em defesa e promoção dos direitos da população LGBT, no enfrentamento do transfeminicídio e contra toda forma de discriminação de gênero, identidade de gênero, raça cor e pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS.
Para a homenageada, esse prêmio possui uma representação coletiva. “É um prêmio que não é só pra mim, ele vem de uma conquista para reafirmar toda a luta contra qualquer tipo de discriminação. É gratificante o reconhecimento do Estado em contribuir em fortalecer nosso trabalho, então dedico esse prêmio a todo o movimento LGBT da Paraíba: sem ele eu não seria a mulher transexual que eu sou, e a Paraíba não teria tantas políticas para ser a referência nacional que é hoje”.
Hoje Ayune atua como secretária no Movimento de Mulheres TransFeministas da Paraíba /ASTRAPA, e no Conselho Estadual de Direitos LGBT da Paraíba tem atuado na construção e promoção de políticas públicas LGBT a nível estadual.
Desde 2015 é uma das jovens lideres nacional do movimento conhecido como "Jovens Liderança/Força Tarefa Jovem", uma iniciativa do Ministério da Saúde em Parceria com a Organizações das Nações Unidas (ONU) trabalhando no empoderamento de jovens e fortalecendo redes em diferentes regiões do país.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário