segunda-feira, 13 de março de 2017

Isolamentos acústico e térmico ganham destaque em edificações

Foto: Divulgação
Num mercado que busca, cada vez mais, a praticidade e segurança que os condomínios verticais oferecem, um dos principais desafios dos construtores é garantir às residências o conforto acústico e térmico. As inovações permitem isolamento dos barulhos externos, como volume da TV do vizinho, descarga dos banheiros, sons externos do trânsito, eventos na rua, além de controlar a temperatura interna do empreendimento.


Em João Pessoa, o empreendimento de alto padrão, Solar Tambaú, destaca-se por agregar esses benefícios à sua construção. As paredes, por exemplo, são duplas e preenchidas com lã de vidro, o que garante o isolamento acústico do prédio e impede a entrada de sons externos, sejam da rua ou do apartamento vizinho.

Além do conforto sonoro, o Solar Tambaú recebeu um reforço na sua proteção térmica. De acordo com a Coordenadora de Projetos do empreendimento, a arquiteta Greta Sanches, a maneira como a fachada de uma edificação é concebida é fundamental para garantir o conforto térmico e consequente redução do uso do ar-condicionado.

“A fachada do Solar Tambaú é composta por alguns elementos chaves: parede dupla de bloco cerâmico preenchida com manta de lã de vidro, portas e janelas com alto desempenho acústico (vidro duplo e sistema elevável), brises deslizantes para filtrar a entrada dos raios solares e o revestimento externo em painéis de alumínio composto (ACM) no conceito de fachada ventilada, o que permite a circulação de ar entre o revestimento e a alvenaria”, explica a arquiteta.

            A proteção térmica do empreendimento é apenas um dos fatores que auxiliarão na redução de custo dos moradores com energia elétrica. As áreas de circulação interna contam com claraboias que possibilitarão a ventilação e iluminação natural do prédio, sem a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia. Além disso, as águas da piscina e chuveiros serão aquecidas através da energia gerada por painéis solares com back-up a gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário