quarta-feira, 8 de março de 2017

CIAPPI promove ação especial para idosas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Música, prestação de serviços de saúde, orientação jurídica e emissão gratuita da 2ª via de documentos civis. Assim foi a celebração pelo Dia Internacional da Mulher, na manhã desta quarta-feira (08/03), durante ação promovida pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SDJH). A programação, que reuniu idosos e idosas, no Centro de Convivência Anos Dourados, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, contou com a participação do secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, da equipe técnica do CIAPPI, além da deputada estadual Laura Gomes e representantes da Prefeitura de Olinda, parceira na ação.

A celebração da data com recorte e olhar especial para a população idosa foi defendida pelo secretário-executivo Eduardo Figueiredo. “Essa é uma data que representa, de forma simbólica para cada um de nós, a luta das mulheres. E para quem milita na área de direitos humanos é significativo fazer esse recorte da mulher idosa que, nesta fase da vida, em razão da sua vulnerabilidade, necessita de políticas públicas de enfrentamento à violação dos seus direitos", explica. Coordenadora do CIAPPI, Sandra Jucá explica o formato do evento. “Para além dos serviços de saúde e documentação civil, levamos também alegria nesse dia de homenagem à mulher, principalmente a mulher idosa”.



Moradora da localidade há 49 anos, a aposentada Selma Maria da silva, 64 anos, aproveitou a ocasião para emitir gratuitamente, através do programa Balcão de Direitos, da SEDH, a 2ª via da sua certidão de nascimento. “A minha já estava bem velhinha e estava precisando para dar entrada na minha carteira do idoso. Eu estava com dificuldade de tirar porque nos cartórios tem que pagar e aqui é de graça”, comemorou. Já a aposentada Josefa Delfino, 67 anos, deu provas de que a idade não é uma condição limitante. Embalada pela apresentação da banda da Política Militar de Pernambuco, parceria no evento, a idosa “caiu no paço do frevo” e foi só elogios a iniciativa. “Foi maravilhoso porque a gente se animou, desopilamos um pouco, saímos da rotina de tomar conta de casa”, disse sorridente.



Quem também aprovou a programação especial do Dia da Mulher foi a vendedora Giovana Machado, de 49 anos, que aproveitou para usufruir do serviço de orientação nutricional. “Já fiz todas as medições e agora vamos ver o que preciso fazer para diminuir o peso porque o meu maior interesse é fazer uma alimentação saudável e emagrecer um pouquinho. Está sendo maravilhoso esse evento”, parabenizou. Roseli Melo Florêncio da Silva, 41 anos, aproveitou a ocasião para emitir a 2ª via do seu Registro Geral (RG). “Achei maravilhoso esse trabalho para gente acessar nossos direitos. Isso comprova que a cada dia mais dos órgãos públicos estão tendo essa atenção especial com a mulher. Nós, mulheres, nos sentimos valorizadas”, elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário