quarta-feira, 26 de maio de 2021

Videopoema “Epílogo” lembra o poeta goianense José Torres (PE)

 


Escritor, poeta, compositor, jornalista e artista plástico, o goianense José Torres (1955 - 2013) foi grande fomentador e agitador cultural da Zona da Mata Norte Pernambucana nos anos 1970 e 1980. Nesta quarta (26/05), a produtora Alcalinas Brisadas lança no YouTube o videopoema "Epílogo", obra que resgata poesia homônima de José Torres, uma homenagem audiovisual ao seu legado através de uma interpretação performática com o cantor e compositor Lucas Torres, sobrinho de José.

Gravado na casa em que José viveu, no centro de Goiana, o vídeo mostra um indivíduo em confronto íntimo consigo mesmo, analisando a si próprio, as marcas do passado e expectativas do futuro. Uma personagem questionadora, que une a frustração dos tempos pandêmicos e a atitude transgressora contida no poema – retirado de “Verso Avesso” (1987), primeiro livro do artista, que fincou sua arte com uma estética provocativa, experimental e trazendo a vida urbana para dentro da cena do interior.

Na frente da câmera, está o cantor e compositor Lucas Torres. Por trás dela, na direção e edição, o realizador audiovisual Ilton Ferreira, mentor da Alcalinas Brisadas. Irmãos, ambos goianenses, sobrinhos de José, unidos pelo ideal de perpetuar a arte do tio para as novas gerações. O resultado é um audiovisual poético e político, que resgata o espírito da contracultura e da cultura marginal - das quais José foi referência para a Mata Norte – e a inquietação filosófica e existencial.

“Para mim, o registro desse videopoema faz uma homenagem importante à obra de José Torres, jornalista e poeta com grande contribuição artística em nossa Região. Ele nos inspira e provoca. Além disso, é um registro importante sobre a memória e o pertencimento, por ter sido captado inteiramente dentro do casarão onde ele viveu grande parte da vida e que abriga essa e tantas outras histórias”, comenta Lucas Torres.

"Epílogo” é uma produção da Alcalinas Brisadas , produtora audiovisual de Goiana/PE, e conta com direção de fotografia de Renatto Mendonça, direção de arte de Marcella Oliveira, montagem, edição e trilha sonora de Ilton Ferreira, e interpretação em libras por Jaks produções. O audiovisual foi produzido com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Governo de Pernambuco e Governo Federal.

QUEM FOI JOSÉ TORRES – Um dos precursores da literatura independente na Zona da Mata Norte do Estado. Trouxe a Goiana, nos anos 1970, a energia de experimentação do movimento Udigrudi, ao lado de nomes como Juarez Correia, Flaviola e Marconi Notaro. Entre prosa e verso, trazia uma escrita marcada pela poesia concreta e pelo poema processo. Foi fundador e diretor do jornal “A Província”. Tem dois livros lançados – “Verso Avesso” (1987) e “O Ofício do Verso” (2011) – nos quais apresenta teor filosófico e existencial marcado pelos tempos da contracultura e da cultura marginal. É inspiração para artistas goianenses contemporâneos, como o poeta Philippe Wollney, o cantor Valfrido Santiago – que foi parceiro de composição de José – e Lucas Torres. 

SERVIÇO:

Assista ao videopoema “Epílogo”

Lançamento nesta quarta-feira, 26/05, às 16h30

No YouTube da produtora Alcalinas Brisadas

Mais informações: alcalinasbrisadas@gmail.com 

 instagram.com/alcalinasbrisadas




Nenhum comentário:

Postar um comentário