sexta-feira, 21 de maio de 2021

Música “Vacina”, de Simoninha e Acadêmicos do Baixo Augusta, incentiva a vacinação em Escolas de Samba de SP


A vacinação contra a Covid-19 em quadras das escolas de samba da cidade de São Paulo ganha uma música oficial, intitulada “Vacina”, assinada por Wilson Simoninha com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. A iniciativa do projeto “Sambando com Saúde” é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, integrando uma programação que teve início em 13 de maio, Dia Nacional Contra o Racismo.

Criado em 2007 pela Área Técnica da Saúde da População Negra da SMS, o projeto “Sambando com Saúde” é uma estratégia para promover saúde em quadras de escolas de samba vistas como símbolos da cultura negra, além de serem espaços muito frequentados por jovens e adultos que representam grupos vulneráveis aos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras.

Para mostrar que samba também combina com saúde, o samba "Vacina", de autoria do cantor e compositor Wilson Simoninha com o Acadêmicos do Baixo Augusta, foi cedido para a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde pelo período de um ano. A divulgação do Sambando com Saúde conta com o apoio do samba, vindo do cantor e compositor Wilson Simoninha, que cedeu a música “Vacina”, dele com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta para dar mais voz à importância da imunização de todos contra a Covid-19.

Como funciona o Sambando com Saúde

Por meio de uma integração entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas de samba do mesmo território, o projeto incentiva a realização de ações de saúde nesses locais, encaminhando pessoas com resultados de exames alterados para diagnóstico na UBS mais próxima da residência.

Ao longo dos anos, o programa já realizou atividades de buscas ativas de casos assintomáticos e diagnosticados de doenças como hipertensão e diabetes; aferição da pressão arterial; teste de glicemia; medida de peso, altura e circunferência abdominal; vacinação para adultos; teste rápido para HIV; cadastro e emissão do Cartão Nacional de Saúde (SUS); divulgação dos serviços e programas oferecidos pela Rede Básica de Saúde do município de São Paulo; e atividades educativas para prevenção da dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário